Elisabete Domingues, a candidata do PSD às eleições autárquicas de outubro em Valença, quer acordar uma cidade que “adormeceu ao lado do Rio Minho”.
“Valença tem estado estagnada. Parou no tempo, adormeceu ao lado do Rio Minho e ficou apenas a ver os carros passar”, afirma Elisabete Domingues, citada num comunicado hoje enviado às redações.
Advogada, com 16 anos de experiência autárquica, Elisabete Domingues destaca “a estagnação de Valença, com a falta de visão estratégica para o concelho e a falta de capacidade em criar medidas atrativas para o investimento e para a fixação de jovens”.
“Não podemos achar que ter festas e bons nomes de cartaz são suficientes para convencer os valencianos de que tudo é perfeito e que Valença está no topo”, argumentou, adiantando que a sua lista tem “soluções realistas, concretas e eficazes” e que não vai “apresentar propostas vazias, retiradas de decisões anteriores ou a reboque de medidas de âmbito nacional”.
Elisabete Domingues garante que a equipa que a acompanha “tem como prioridades a educação, a saúde, os jovens, a segurança e socorro, ação social, infraestruturas, atração e investimento, e o apoio às coletividades e Juntas de Freguesia, tendo em vista a promoção de medidas capazes de fazer o concelho andar para a frente”.
“Temos propostas reais e concretizáveis, que terão impacto imediato e real na vida das pessoas. Vamos agir com mais e melhor apoio às Freguesias. Na habitação, no urbanismo e nos espaços públicos. Na saúde e na qualidade de vida dos valencianos”, sustenta a candidata social-democrata que se apresentou publicamente no domingo.
A cabeça de lista do PSD à Câmara de Valença propõe também “melhor Educação” e assegura que vai “impulsionar e digitalizar a economia e permitir criar mais e melhores empregos”.
“A ação social, as associações e os clubes, com mais apoio e recursos. Diversificar a cultura e o turismo, melhorar a mobilidade urbana e promover o desporto e a permanência dos jovens no nosso concelho”, são outras das propostas da candidatura.
Atualmente, o executivo municipal de Valença é composto por três elementos do PS, dois do PSD e dois do movimento Fortalecer Valença.
Para além da candidatura de Elisabete Domingues, já são conhecidos como candidatos o atual presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), e Miguel Malheiro Reymão do Chega,
Nas autárquicas de 2021, o PS teve 40,01% dos votos, o PSD 28,16% e o movimento Fortalecer Valença 20,40%.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.