O candidato social-democrata à Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, defendeu hoje, em comunicado, a implementação da solução BRT (‘metrobus’) na ligação a Braga e atacou a oposição socialista que aponta o metro ligeiro como alternativa.
Ricardo Costa lembra que José Mendes e Álvaro Costa, autores dos projetos e “dois dos maiores especialistas nacionais em mobilidade”, foram “unânimes” a dizer que o metro de superfície “não é uma boa solução” para Guimarães.
“Não é exequível e tem custos incomportáveis. Portanto, isto não é uma solução, é delírio, megalomania e seria voltar a atrasar Guimarães durante décadas”, refere o candidato do PSD, na nota emitida após reunião de Câmara extraordinária realizada no Centro Cultural Vila Flor, ontem, que serviu para apresentar as soluções de mobilidade para o concelho.
Ricardo Costa sublinha ainda que a proposta de Ricardo Costa e do PS vimaranense é um “puro disparate e uma tentativa de enganar” a população.
Após escutar as explicações técnicas dos projetos, o presidente da concelhia do PSD frisa que o ‘metrobus’ “assegura mais rapidez, pontualidade e viagens sem constrangimentos na ligação a Braga e à futura estação de Alta Velocidade”, em Braga.
E voltou a considerar o projeto – em “adiantado estado de planeamento” – “absolutamente estratégico, prioritário e estruturante para o concelho”.
“Ficou absolutamente demonstrado que este projeto oferece grandes vantagens aos vimaranenses, tem já grande maturidade, milhões de euros investidos e reclama liderança e capacidade política para o executar rapidamente”, sublinhou.
O partido considera ainda que o ‘metrobus’ é “prioritário” na ligação a Braga. “Depois quero estender a Oeste, até Ronfe, na ligação até Famalicão, e que numa terceira fase quero estender a Sul, até Lordelo, são, para mim, projetos absolutamente prioritários, assim como concretização da via segregada de saída da Variante de Creixomil. Tal como já disse e assumi, esta segunda via de saída na Variante de Creixomil para Silvares é para resolver num ano, aquilo que o Partido Socialista não foi capaz de resolver em dez anos”, assegurou Ricardo Araújo.
Para o candidato da coligação “Juntos por Guimarães” (PSD/CDS-PP), a “mobilidade e o trânsito são dois dos maiores problemas de Guimarães” que o PS “não conseguiu resolver ao fim de quase 40 anos de poder na câmara municipal”.
“Comigo na Câmara Municipal de Guimarães os principais problemas são para resolver logo no primeiro mandato e o MetroBus terá implantação no terreno, ligando Guimarães a Braga e à futura estação de alta velocidade, passando pelas vilas do Norte do concelho, Ponte e Caldas das Taipas. Isto não é uma promessa, é uma garantia clara, sem qualquer dúvida”, nota.
As eleições autárquicas ainda não têm data definida, mas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.