Seguir o O MINHO

Barcelos

PSD de Barcelos exige manutenção de especialidades no hospital local

Saúde

em

Foto: DR

A comissão concelhia do PSD em Barcelos exigiu hoje ao Governo que volte atrás no encerramento de algumas valências do Hospital de Barcelos.

Em comunicado, os sociais-democratadas explicam que o hospital tem vindo a perder valências e diferenciação, já desde 2006, quando foi encerrada a maternidade, apontando ainda o encerramento do hospital de dia oncológico, em 2018, e o encerramento da urgência noturna de pediatria, já durante este ano de 2020.

“Este encerramento [urgência noturna de pediatria], feito com o argumento de resposta à pandemia, é uma tremenda machadada no Hospital de Barcelos. É inaceitável que num momento de maior fragilidade, no momento em que os Barcelenses mais necessitam dos cuidados do seu Hospital, se estejam a encerrar Serviços”, escreve o PSD local em nota de imprensa.

“O PSD de Barcelos não aceitará este encerramento de valências. Dispor de um hospital capaz, dotado das valências necessárias às suas populações, é um elemento de fulcral importância para o desenvolvimento social e económico do nosso Concelho. As famílias querem segurança, querem serviços públicos que lhes possam acudir em caso de necessidade e, não dispondo desses serviços em Barcelos, optarão, naturalmente, por se sedearem em outros concelhos”, refere a mesma nota.

“Entendemos que o Hospital deve ser dotado de novas valências, adequadas às necessidades em saúde das populações de Barcelos e Esposende. Algumas, já previstas nas redes de referenciação da tutela (Medicina física e reabilitação, Reumatologia, Dermatologia e Imunoalergologia) e outras que, mesmo não estando previstas, são fundamentais para o cumprimento da missão deste Hospital (designadamente Gastroenterologia, Nefrologia e Neurologia)”, acrescenta.

O PSD de Barcelos vai ainda questionar a ministra da Saúde sobre datas de reabertura dos serviços encerrados e se o Governo garantirá os recursos necessários para a manutenção dos mesmos em Barcelos.

Questionará ainda sobre o ponto de situação acerca da construção de um novo hospital no concelho e se essas valências que foram encerradas vão existir nesse anunciado novo espaço.

Populares