Seguir o O MINHO

Caminha

PSD critica incerteza no desassoreamento do porto de Vila Praia de Âncora

Deputados do PSD/Alto Minho lamentam a “falta de sensibilidade” para um “grave problema que coloca em causa a segurança e a possibilidade de faina dos próprios pescadores”

em

Foto: Facebook de Liliana Silva

Os deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho criticaram hoje a falta de uma data para o lançamento do concurso da dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, Caminha, acusando o Governo de “dar respostas meramente eleitoralistas”.

Em comunicado, a propósito da resposta da ministra do Mar a um requerimento apresentado pelo PSD em janeiro, Liliana Silva, Carlos Abreu Amorim e Emília Cerqueira lamentam a “falta de sensibilidade” para um “grave problema que coloca em causa a segurança e a possibilidade de faina dos próprios pescadores”.

“A resposta à pergunta sobre o assoreamento deste porto de Mar foi que a intervenção prevista compreende a migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária, alimentação artificial e o reforço do cordão dunar na frente das praias de Vila Praia de Âncora e do Forte do Cão”, frisam.

“Supostamente, estará em curso o concurso para a dragagem e o reforço do cordão dunar, da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Norte visto que existe um protocolo de cooperação técnica e financeira estabelecido entre a mesma e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM)”, especificam.

Os três deputados eleitos pelo distrito de Viana do Castelo lamentam “não ter sido apontada uma data para a realização do dito concurso e respetiva adjudicação, uma vez que estes procedimentos demoram imenso tempo”.

“Que garantia nos é dada de que este desassoreamento será feito o mais breve possível para colmatar o grave problema? Nenhuma, já que nem uma data apontam, dando a sensação de ser mais uma resposta meramente eleitoralista, sem sensibilidade para o grave problema local”, sustentam”.

Os três deputados acrescentam ter solicitado “a inclusão da remodelação do porto de Mar de Vila Praia de Âncora no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, mas ainda aguardam resposta por parte de Ana Paula Vitorino”.

EM FOCO

Populares