Mário Passos vai recandidatar-se à presidência da Câmara de Famalicão, depois de ver ontem o seu nome aprovado pela Comissão Política Distrital do PSD. O autarca recebeu elogios pelo seu primeiro mandato descrito como “pleno de realizações para bem dos famalicenses”.
O anúncio foi feito por Paulo Cunha, presidente da Distrital, atual eurodeputado e antigo presidente da Câmara de Famalicão, cargo que ocupou entre 2013 e 2021.
Recorde-se que em 2021, o PSD venceu em Famalicão com 51% dos votos, elegendo Mário Passos e sete vereadores. O PS, que candidatou Eduardo Oliveira, elegeu três. Os socialistas também aprovaram o mesmo candidato para estas autárquicas de 2025.
Vereador desde 2009. Mário Passos nasceu na freguesia de Nine em 1966 e licenciou-se, no ano de 1991, no curso de Física e Química, pela Universidade do Minho.
Trabalhou no Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho, iniciando, assim, a sua carreira académica como assistente estagiário, e concluiu Doutoramento em Ciências no ano de 1998, tornando-se Professor Auxiliar. Foi presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura de Física e Química e secretário da Comissão Coordenadora de Estágios da mesma universidade.
Além de Mário Passos, a Distrital aprovou os nomes de Júlia Fernandes (Vila Verde), Manuel Tibo (Terras de Bouro), Guilherme Emílio (Esposende) e Emanuel Magalhães (Amares).
As eleições autárquicas portuguesas de 2025 serão realizadas em data a marcar pelo Governo, entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.