“Uma vitória expressiva”. Foi assim que Hugo Soares reagiu à reeleição como presidente da
concelhia de Braga do PSD, nas eleições que se realizaram hoje.
Com 76% dos votos contra 24% de Humberto Carlos, numa curta declaração a OMINHO, o social-democrata considerou, ainda, o resultado “galvanizador”.
“Agora todos juntos vamos trabalhar para ganhar os próximos embates eleitorais: as europeias, as legislativas e as autárquicas”, declarou.
Segundo Hugo Soares, “quando digo que vou trabalhar com todos é mesmo com todos os militantes”, dando a entender que está disponível para acolher os elementos da lista B [concorrente] no seu projecto político”.
Se as eleições europeias são o combate mais próximo, serão as legislativas a concentrar todas as atenções: “já falei muito sobre isso e não vou dizer mais nada, nem alimentar qualquer polémica”.
Por isso, prefere focar as energias nas europeias, onde Braga apresenta um candidato no terceiro lugar: “o PSD tem o melhor projecto europeu, tem o melhor eurodeputado, pelo menos, da zona Norte do país que é do Minho e da região e finalmente, serão eleições onde se fará uma primeira avaliação do governo que tem tido, na minha opinião, um desempenho muito negativo”.
Hugo Soares atira o reforço e acompanhamento das freguesias com a criação de uma estrutura autárquica que “dê formação a quem está no poder e ajude os elementos na oposição a fazer melhor oposição como uma das ideias a desenvolver.
Uma maior proximidade com a JSD “na formação de novos quadros porque só assim rejuvenescemos e renovamos o partido” e a criação de plataformas de trabalho sectorial abertas a simpatizantes foram, ainda, propostas apresentadas a sufrágio.
Quinze anos depois, PSD de Braga tem duas listas candidatas aos órgãos concelhios
Quinze anos depois, as eleições para a Concelhia de Braga do PSD voltaram a ter duas listas concorrentes. Hoje os militantes bracarenses escolheram entre a lista A do atual presidente, Hugo Soares e a lista B liderada por Humberto Carlos, ex-administrador do Parque de Exposições de Braga (atual Altice FORUM).
Para Hugo Soares, em declarações anteriores ao ato eleitoral, o aparecimento de duas listas “é altamente positivo, mostra a vivacidade do partido” e, tal como há quinze anos, “o PSD sairá mobilizado” para as ‘batalhas’ que se avizinham.
Humberto Carlos encarou a sua candidatura apresentando “caminhos e estratégias diferentes”, “agregadora de ideias”, “com maior e melhor militância”.
O lema da candidatura, ‘Por Vós’, é explicado “pela visão diferenciadora da política concelhia” que evite “a cristalização à sombra de recentes vitórias autárquicas”. É por isso, “um projeto para o partido, com o partido e, sobretudo, projetando-se para além deste”, referia, também antes do ato eleitoral desta sexta-feira.
Listas candidatas à Comissão Política de Secção
Lista A (76%)
Presidente: Hugo Soares
Vice-Presidente: João Granja
Vice-Presidente: Rui Morais
Secretário Geral: João Correia
Tesoureira: Sandra Cerqueira
Vogais: Goreti Machado; Joaquim Barbosa; António Freitas; Jorge Abreu; Maria Manuela Marques; Alexandre Dias; Manuel Carvalho; João Luis Barros.
Lista B (24%)
Presidente: Humberto Carlos
Vice-Presidente: António Martins
Vice-Presidente: João Russel
Secretário: Armando Santos
Tesoureiro: Pedro Folga
Vogais: Carlos Rodrigues; Elisa Rosa; João Paulo Constantino; Raúl Rodrigues
Listas candidatas à Assembleia de Secção
Lista A
Presidente: Américo Afonso
Vice Presidente: Olga Pereira
Secretaria: Eva Sousa
Lista B
Presidente: Nuno Vieira
Vice-Presidente: Sónia Bastos
Secretário: Orlando Vilas Boas