Arquivo

PS e PSD propõem composição da delegação parlamentar que vai visitar a Ucrânia

Guerra
Ps e psd propõem composição da delegação parlamentar que vai visitar a ucrânia
Foto: DR / Arquivo

PS e PSD apresentaram esta segunda-feira um requerimento conjunto com a composição da delegação de deputados da Assembleia da República que vai visitar o parlamento da Ucrânia, deslocação ainda sem data conhecida publicamente.

De acordo com este requerimento, a que a agência Lusa teve acesso, os dois maiores grupos parlamentares propõem que as maiores bancadas, PS e PSD, indiquem dois deputados, cabendo um deputado a cada um dos restantes grupos parlamentares.

Ainda segundo este mesmo requerimento, podem também integrar esta comitiva deputados únicos que tenham assento na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Os deputados únicos do paralamento são Rui Tavares, do Livre, e Inês de Sousa Real, do PAN, mas não integram a lista de membros efetivos da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros.

No requerimento conjunto do PS e PSD sugere-se ainda que a organização da deslocação ao parlamento da Ucrânia “fique a cargo dos respetivos serviços competentes da Assembleia da República, em articulação com o gabinete do presidente”, Augusto Santos Silva, e com o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto.

No passado dia 31, a Assembleia da República aprovou a deslocação de uma comitiva de deputados portugueses ao parlamento da Ucrânia, ainda sem data prevista, com a oposição do PCP.

Os deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovaram então dois requerimentos apresentados por PS e PSD para a realização da visita de uma delegação da Assembleia da República ao parlamento de Kiev.

Esses dois requerimentos foram aprovados com os votos a favor de todas os partidos, exceto o do PCP, que votou contra.

Ainda não há data prevista para esta deslocação. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, aceitou o convite do seu homólogo ucraniano para se deslocar a Kiev, numa visita que disse estar a ser preparada com a devida discrição.

O convite chegou durante uma reunião por videoconferência entre o presidente do parlamento português, Augusto Santos Silva, e o homólogo ucraniano, Ruslan Stefanchuk, em 18 de maio.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Oposição acusa câmara de caminha de não preparar verão com empresários locais

Oposição acusa Câmara de Caminha de não preparar verão com empresários locais

Próximo Artigo
Mariupol sofre com odor de cadáveres e surto de cólera

Mariupol sofre com odor de cadáveres e surto de cólera

Artigos Relacionados