Arquivo

PS de Monção quer testar utentes e profissionais de todas as IPSS

Covid-19
Ps de monção quer testar utentes e profissionais de todas as ipss

O PS de Monção propôs ao município de maioria PSD a realização de testes de despistagem à covid-19 aos utentes e profissionais de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, informou hoje o partido.

Em comunicado enviado às redações, a comissão política concelhia do PS defendeu a “igualdade de tratamentos entre pessoas e instituições de várias índoles”, propondo “o alargamento dos testes realizados à Santa Casa da Misericórdia de Monção, a todos os utentes e profissionais das demais instituições sociais existentes no concelho de Monção”.

Os socialistas daquele concelho do distrito de Viana do Castelo justificam aquela proposta com a “preocupação manifestada publicamente por várias instituições sociais pela falta de testes para deteção da doença, em utentes e profissionais”.

O PS adiantou ter ainda questionado “todas as IPSS de Monção a fim de apurar que apoios já foram solicitados e quais os entraves encontrados” de forma a ser possível intervir “colaborando na tentativa de uma solução célere”.

Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, disse tratar-se de “um não assunto”, uma vez que “desde a primeira hora que os testes estão a ser realizados em todas as IPSS” do concelho.

“Não há reação possível a esta posição do PS. Estão a ser feitos testes em todas as IPSS do concelho, desde a primeira hora. Todas as situações que têm surgido a Câmara paga os testes. Temos estado permanentemente em cima de qualquer caso que vai surgindo. Fazemos os testes a todos quando há um caso positivo. Tem sido essa a atuação desde a primeira hora. Isto nem é assunto, é um não assunto”, afirmou António Barbosa.

Na nota enviada à imprensa, o PS de Monção “lamenta que, durante este período, pouco ou nada tenha sido envolvido por parte do edil monçanense no desenvolvimento de uma estratégia comum e concertada, mesmo após o envio de várias comunicações com propostas e sugestões do caminho a seguir”.

“Constatamos que o bem que as instituições sociais do concelho de Monção têm feito pelos seus utentes, com muita dificuldade e sacrifício, se mostra insuficiente para colmatar os seus anseios”, dizem os socialistas de Monção, que referem ainda que “todo o investimento feito pelo município, na defesa da saúde dos monçanenses, em complemento e reforço do investimento feito pela Administração Central do Estado, é bem entregue e tem o apoio total” do partido.

Na segunda-feira, a Câmara de Monção indicava a existência de 90 casos positivos, seis mortes e dois doentes recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 928 pessoas das 24.027 confirmadas como infetadas, e há 1.357 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jogador do gil vicente oferece material de proteção à misericórdia de barcelos

Jogador do Gil Vicente oferece material de proteção à Misericórdia de Barcelos

Próximo Artigo
Vizela envia 60 mil máscaras pelo correio para todas as casas do concelho

Vizela envia 60 mil máscaras pelo correio para todas as casas do concelho

Artigos Relacionados