Os vereadores do PS/Braga sugeriram hoje o adiamento por uns dias das obras de requalificação da Avenida da Liberdade, naquela cidade, para não prejudicar a dinâmica das festas de São João, mas a sugestão foi recusada pelo presidente da Câmara.
“Parece-nos que podia ser sensato não começar as obras antes do São João, não eram 20 dias que fariam grande diferença no prazo de término da obra”, disse o vereador socialista Artur Feio.
O socialista lembrou que aquela parte da cidade “vive muito do e para o São João”.
Artur Feio disse temer que as obras, ao começarem agora, “vão apanhar” duas edições do São João.
Na resposta, o presidente da Câmara disse que, como a obra tem um prazo de um ano, iria sempre impactar sobre um São João, mas garantiu que não vai apanhar a edição de 2024.
A vereadora Olga Pereira acrescentou que o não cumprimento do prazo da empreitada poderia comprometer um financiamento comunitário de um milhão de euros.
A requalificação da Avenida da Liberdade, um investimento de 3,1 milhões de euros, “vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases, quer através da redução no número de veículos e redução das velocidades praticadas, quer pelo aumento da área permeável com inserção de novas componentes vegetais, incluindo novas árvores”.
Segundo a autarquia, os cruzamentos e as passadeiras “serão, genericamente, sobrelevados ao nível dos passeios, associados a soluções semafóricas inteligentes e inovadoras, que irão aumentar significativamente o conforto e a segurança para peões e ciclistas e, em simultâneo, a diminuição das velocidades praticadas pelos automóveis”.