PS de Braga denuncia infiltrações em escola de Lomar

Câmara confirma que estão previstas obras

Os vereadores do PS visitaram, esta sexta-feira, a Escola Básica e o Jardim de Infância de Lomar, ambos pertencentes ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, onde encontraram “humidade nas salas de aulas, casas de banho e gabinetes de apoio”.

Em comunicado, dizem que, “além da presença de água em diversos elementos estruturais (paredes, tetos, pavimentos e vãos), sente-se um cheiro permanente a humidade, os tetos e paredes das salas de aulas estão enegrecidos com a condensação e as infiltrações que se avistam um pouco por todo o edifício e os rebocos e pinturas muito degradadas e a desfazerem-se”.

E anotam os socialistas: “Em ambos os casos, mas sobretudo no Jardim de Infância de Lomar, as intervenções ao nível das coberturas são urgentes e estão já reportadas há vários anos, situação confirmada pelos responsáveis da escola, mas a verdade é que a inação do Município de Braga, entidade responsável pelas obras de manutenção do edifício, mais uma vez, tem sido uma constante”.

Os vereadores Artur Feio, Sílvia Sousa, Adolfo Macedo e Ricardo Sousa salientam ainda que “o executivo da União de Freguesias de Lomar e Arcos luta há vários meses pela construção de duas coberturas de apoio, em cada um destes espaços, que proporcionem aos encarregados de educação uma zona protegida das intempéries no momento de entrega e recolha das crianças”. Por isso, “esperam que o Município de Braga saiba acolher esta necessidade imediata através do apoio e consignação de verbas para a execução destas intervenções”.

Inaceitável

Finalmente, manifestam a sua “preocupação, em particular, relativamente aos riscos decorrentes do estado de degradação destes equipamentos, considerando uma vez mais a situação inqualificável e inaceitável, símbolo do desleixo municipal em matéria de Educação”.

Na nota de imprensa, o PS lembra, ainda, que a Escola Básica de Lomar funciona num edifício centenário, construído no ano de 1874. O edifício foi alvo de remodelações com obras de restauro ao nível do seu interior e exterior. Tem 6 salas de aula médias, 2 salas pequenas, uma sala que funciona como secretaria e sala dos professores, quatro salas de pequenas dimensões onde funciona a Componente de Apoio à Família, cozinha e um polivalente onde são servidas as refeições.

O Jardim de Infância de Lomar é um edifício construído de raiz em 1993, com duas salas, copa, polivalente e um pequeno gabinete. O recreio, de média dimensão, tem uma parte relvada e integra um parque infantil com tapete em borracha.

Contactada por O MINHO, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda disse que o Município tem conhecimento das necessidades das escolas, que estão todas identificadas, estando as respetivas obras previstas no Plano Plurianual de Investimentos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados