Seguir o O MINHO

Barcelos

PS de Barcelos reitera que processo contra presidente resultará “numa mão cheia de nada”

Política

em

Foto: CM Barcelos

O Partido Socialista (PS) de Barcelos já reagiu à notícia de que o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, foi autorizado pelo juiz Carlos Alexandre a falar novamente com os funcionários municipais, o que representa um alívio das medidas de coação aplicadas no âmbito da Operação Teia.

O partido “saúda o restabelecimento da total normalidade na gestão da Câmara de Barcelos e reitera a sua convicção de que o processo de que o Presidente, Miguel Costa Gomes foi alvo, resultará numa mão cheia de nada”.

Em comunicado enviado às redações, o Secretariado da Comissão Política Concelhia de Barcelos considera que a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), de Lisboa, que mantém, apenas, a medida de Termo de Identidade e Residência e a caução, “passado todo este tempo só demonstra a fragilidade de todo o processo, como sempre referenciámos”.

“Aos poucos os barcelenses vão percebendo que o Presidente da Câmara de Barcelos foi alvo de um processo eminentemente político”, recordando que o Tribunal da Relação já havia considerado a prisão domiciliária como “desproporcional, desadequada e desnecessária”.

A decisão do juiz Carlos Alexandre permite ao autarca “recuperar em pleno todos os contactos com os funcionários do Município, mantendo intactas todas as suas competências e funções de Presidente da Câmara, o que demonstra claramente que todas as posições tomadas pelo PS e por Miguel Costa Gomes foram as mais corretas na defesa da idoneidade pessoal e institucional e na defesa dos barcelenses”.

Por fim, o PS local diz aguardar “com total serenidade o desenvolvimento do processo e mantém plena confiança na inocência” no autarca.

Anúncio

Barcelos

Homem morre atropelado na passadeira em Barcelos

Acidente

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Um homem de 65 anos morreu após ser atropelado por um automóvel numa passadeira, na Rua Pedro Álvares Cabral, em Arcozelo, Barcelos, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

O acidente aconteceu perto da ‘Rotunda da Cabra’ no acesso à circular urbana.

O óbito foi declarado no local.

O alerta foi dado às 17:45.

Os Bombeiros de Barcelos prestaram socorro com dois operacionais e uma viatura. Foram acionados, posteriormente, para fazer a remoção do cadáver.

A VMER de Barcelos também prestou socorro.

A PSP registou a ocorrência.

Notícia atualizada às 18h58 com correção da idade da vítima.

Continuar a ler

Barcelos

Câmara de Barcelos tem 40 trabalhadores da recolha do lixo confinados

Covid-19

Foto: O MINHO (Arquivo)

Quarenta trabalhadores da recolha de lixo da Câmara de Barcelos estão confinados devido a casos de covid-19 naquele serviço, adiantou hoje o presidente do município, Miguel Costa Gomes.

Questionado por O MINHO, que tem relato de um número elevado de trabalhadores infetados naquele serviço, o autarca confirmou existiram “vários” casos e referiu que mandou preparar “mais dois planos de contingência, com maiores níveis de prevenção”, já acautelando uma eventual evolução negativa das infeções naquela divisão.

“Porque a recolha do lixo tem que ser feita. Estamos a prevenir-nos para que estejamos preparados para minimizar as consequências na recolha do lixo”, realçou Miguel Costa Gomes, acrescentando que esta se trata de “uma área problemática” em que os trabalhadores estão mais “expostos”.

Embora, salienta, levem “todos os equipamentos de forma a se protegerem”.

Na área dos jardins, limpeza de ruas e de resíduos, a Câmara de Barcelos tem cerca de 250 trabalhadores.

No total, o Município de Barcelos tem cerca de 800 trabalhadores, dos quais, adiantou o presidente, cerca de 45% se encontram em teletrabalho.

Continuar a ler

Barcelos

Autarca de Barcelos afirma ter relatos de aluguer de animais para sair à rua

Miguel Costa Gomes

Foto: Arquivo

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, afirmou hoje ter relatos de pessoas que “alugam” animais para os levar a passear à rua, conseguindo assim um pretexto para furar a obrigatoriedade de ficar em casa.

Em videoconferência de imprensa, Costa Gomes disse ainda que haverá animais que chegam a ser “obrigados” a irem à rua três vezes por dia, pela mão de pessoas diferentes, apesar de darem sinais de estarem “cansados de passear”.

“É uma série de expedientes que as pessoas usam, a ser verdade é lamentável”, referiu o autarca de Barcelos, aludindo mesmo a “uma criatividade um bocadinho estranha” e a “uma imaginação terrível”.

Num apelo à responsabilidade individual, Costa Gomes disse ser fundamental que cada um faça a sua parte, ficando em casa sempre que possível.

Barcelos tem 1.536 casos ativos. Mais seis mortes numa semana

Na videoconferência de imprensa, o autarca fez um balanço da pandemia de covid-19 no concelho, dando conta da existência de 1.536 infetados com o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, já morreram no concelho de Barcelos 84 pessoas com covid-19, seis das quais na última semana.

Costa Gomes revelou que, entre os trabalhadores afetos à recolha do lixo, há cerca de 40 que estão em confinamento, estando já em elaboração dois planos de contingência adicionais para que aquela atividade não seja afetada, até por questões de saúde pública.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Populares