Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

PS anuncia Balcão Digital para levar serviços da Câmara às freguesias de Viana

Eleições autárquicas

em

Foto: Divulgação / PS

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assumiu hoje o objetivo de transformação digital numa ‘Smart City’ e a instalação no próximo mandato de um Balcão Digital em todas as freguesias, para descentralizar eletronicamente o acesso a serviços municipais.

“Será uma plataforma digital interna ligando a Câmara Municipal e as freguesias, para descentralizar eletronicamente e agilizar os processos, de licenciamentos e taxas, utilizando as novas tecnologias. Deixará de ser preciso ir à Câmara Municipal apenas para tratar disso”, afirmou Luís Nobre, à margem de um dia de campanha eleitoral dedicado à descentralização dos serviços pelo território e ao eixo “Liderar o desafio digital”, um dos nove definidos como prioritários pela candidatura do PS para o próximo mandato.

O programa eleitoral que Luís Nobre, que é também vereador na Câmara Municipal, tem vindo a apresentar aos vianenses nas últimas semanas conta com 48 medidas para os 48 meses do próximo mandato autárquico.

No desafio digital, a candidatura socialista promete que vai promover a digitalização como motor transversal de crescimento e inovação em todos os setores: na escola, nos negócios, no dia-a-dia, mas também na gestão autárquica, potenciando a eficiência interna e aproximando o município das pessoas.

Uma dessas medidas do programa é ampliar a Rede de Espaços do Cidadão nas Freguesias e apostar na criação do Balcão Digital “Município perto de si”, uma plataforma que vai permitir uma comunicação ágil entre os cidadãos e todos serviços municipais a partir de cada freguesia.

A financiar com fundos comunitários, vai ainda envolver a modernização digital das juntas de Freguesia do concelho, dando continuidade à transição digital e à desmaterialização de serviços, já iniciada pelo Município.

“Começamos esta evolução muito antes da pandemia da covid-19. Mas esta situação veio acelerar a necessidade de uma transição digital, que agora estamos preparados para implementar em todo o concelho. O Balcão Digital vai permitir o acesso a documentos, serviços e informações em tempo real, bem como a deliberações, facilitando o acesso à informação e tornando a comunicação mais rápida e eficiente entre as autarquias”, assumiu Luís Nobre, citado em comunicado enviado a O MINHO.

A candidatura do PS pretende, ainda, instalar no concelho de incubadoras para a criatividade e arte digital, com ligação ao Ensino Superior, através do IPVC.

“São medidas que vão contribuir para a afirmação de Viana do Castelo como uma Smart City”, defende o candidato.

Promover a instalação de incubadoras para a criatividade e arte digital, fomentar a capacitação e inclusão digital através da criação de um Programa de Digitalização para as Escolas e impulsionar a transformação digital do tecido empresarial através do novo “Digital Innovation Hub”, como redes colaborativas que incluem centros de competências digitais para facilitar a disseminação e adoção de tecnologias digitais pelas empresas, são outras das medidas para esta área.

“E vamos continuar a promover a transição digital do município, melhorando processos internos e apostando na desmaterialização em todas as áreas, agilizando a comunicação entre a sociedade e os serviços municipais. Esta tem sido uma área em que temos dado importantes passos, reconhecidos por todos e que nos colocam na vanguarda”, concluiu Luís Nobre.

Populares