Seguir o O MINHO

Braga

PS Amares retira confiança política ao presidente da Câmara por “deslealdade”

em

A Comissão Política Concelhia do PS de Amares retirou a confiança política ao presidente da Câmara Municipal, eleito pela lista socialista, por “comportamentos de deslealdade” e “evidente prejuízo” para os interesses partidários e da população do concelho.

Em comunicado, aquela estrutura socialista explica que a decisão de retirar a confiança a Manuel Moreira, aprovada por uma “expressiva maioria” de 76 por cento dos membros da Comissão Política Concelhia, é o “culminar de um conjunto de atitudes assumidas pelo presidente da Câmara reveladoras da falta de colaboração e deslealdade para com o Partido Socialista ao longo destes dois anos de mandato”.

Entre as decisões contestadas do autarca está a decisão “unilateral” de Manuel Moreira de exonerar do cargo de vice-presidente do executivo municipal, com a respetiva perda de funções, Jorge Tinoco, que é também presidente da Comissão Política Concelhia do PS.

“A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Amares aprovou a retirada da confiança política ao presidente da Câmara Municipal, decisão sustentada nos comportamentos de deslealdade e de evidente prejuízo para os interesses do partido e, concomitantemente, para os interesses da população do concelho que, em tempo próprio, foi chamada a votar um projeto e uma equipa de trabalho da responsabilidade política do PS”, aponta o texto.

A decisão, explana o texto, foi tomada “no respeito pela verdade e transparência democrática exercida pelos amarenses que confiaram com o seu voto a presidência da câmara municipal a um eleito nas listas do Partido Socialista”.

Assim, aquela estrutura, adianta o comunicado, “responsabiliza publicamente o presidente da câmara municipal pela instabilidade institucional e pela ineficácia que as suas decisões têm provocado no Município, o que em nada contribui para a necessária concentração de todos os amarenses na resolução dos problemas que afetam o concelho e o país”.

Para a Comissão Política Concelhia do PS/Amares a “atitude” de Manuel Moreira ao exonerar José Tinoco “é o resultado de um progressivo processo de afastamento do projeto sufragado eleitoralmente pelo Partido Socialista em 2013”.

Pelo que, além da retirada da confiança política, foi decidido desencadear todos os procedimentos estatutários sancionatórios do comportamento da sua condição de militante deste partido.

 

Anúncio

Braga

35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações

Medalha de Mérito Municipal

em

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Os familiares de António Ribeiro (Variações) receberam, este sábado, a Medalha de Mérito Municipal – grau de ouro – da Câmara de Amares, numa homenagem a título póstumo ao malogrado artista natural da freguesia de Fiscal.

Medalha grau de ouro. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Cerimónia de homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Presidente da câmara entrega medalha, a título póstumo, a irmão de António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem decorreu esta noite, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe, naquele concelho, juntando familiares e conhecidos do cantor, que faria 75 anos se fosse vivo.

O evento contou com um recital de música de câmara, protagonizado pelo Flexus Trio, com Ana Sofia Matos (clarinete), Maria Isabel Mendonça (piano) e Mariana Morais (Viola d’ arco).

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Durante o recital, esteve exposta a obra Variações, em resina cristal, da autoria de Rueffa, artista plástica, que fez uma breve apresentação no intervalo do recital.

Rueffa apresentou a obra de homenagem a Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Obra de Rueffa. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão em novembro, irá prolongar os seus trabalhos até dezembro de 2020.

Continuar a ler

Braga

Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga

Ocupantes recusaram transporte hospitalar

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um carro da empresa Securitas Direct sofreu um despiste, ao início da noite deste sábado, na Avenida João Paulo II, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga, depois da rotunda da Rodovia, na cidade de Braga.

Foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com um veículo de desencarceramento e uma ambulância.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A viatura entrou em despiste e ficou entalada entre um muro e um poste de iluminação pública, em cima do passeio.

Os dois ocupantes saíram pelos próprios meios e recusaram transporte hospitalar. Os bombeiros acabaram por desligar alguns componentes tecnológicos do carro.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um agente do destacamento de trânsito da PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Sapadores de Braga resgatam três trotinetas no rio Este

Foram deixadas numa rua próxima

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram chamados, ao início da tarde deste sábado, para retirar três trotinetas do rio Este, por baixo da rua Bernardo Sequeira.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

As trotinetas, da empresa Circ, já estariam há algum tempo debaixo da ponte, até serem avistadas durante este sábado.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Como não conseguiram contactar a empresa, os bombeiros deixaram as trotinetas numa rua próxima.

Braga: Trotinetas vieram para ficar e vão chegar ao interior da UMinho

A PSP tomou conta da ocorrência

Continuar a ler

Populares