A Coligação “Juntos Por Braga” (PSD/CDS/PPM), liderada pelo atual autarca Ricardo Rio, colocou esta semana em diversos pontos do concelho um conjunto de outdoors que evoca o trabalho desenvolvido em diversas áreas no mandato que termina em outubro.
Em nota enviada às redações, a candidatura aponta que “nesta primeira coleção de peças de comunicação, a coligação transmite aos bracarenses o sentimento de missão cumprida e a convicção de que valeu a pena mudar em 2013”.
Para Ricardo Rio “este primeiro conjunto de outdoors destina-se precisamente a mostrar aos bracarenses que temos orgulho no nosso trabalho nestes últimos quatro anos e que esta mudança, iniciada em 2013, não pode agora parar quando há tanto mais para concretizar”.
Opinião diferente tem Artur Feio. Em comunicado, o líder da concelhia do Partido Socialista repudia aquilo que classifica como sendo uma “descarada apropriação que é feita dos grandes projectos culturais e de investimentos realizados pela gestão socialista em Braga nas últimas décadas”, o que diz ser “uma tentativa de mentir e ludibriar os bracarenses”.
“O nervosismo tomou definitivamente conta da maioria PSD/CDS/PPM em Braga, que após o insulto repetido ao candidato do Partido Socialista, Miguel Corais, recorre agora à aldrabice e à mentira“, afirma.
“Já sabíamos que esta maioria é incapaz de elevar o debate político-partidário e eleitoral para além do grau zero do insulto reiterado ao candidato do PS, Miguel Corais, tentando agora reescrever e branquear a história de Braga“, atiram os socialistas.
“A continuar por este caminho, os bracarenses serão surpreendidos qualquer dia com um cartaz a anunciar que foi Ricardo Rio quem construiu o Bom Jesus e o Sameiro, recuperou a Fábrica Confiança como o maior centro de artes performativas da Europa, criou a Semana Santa ou que recuperou o Eco-Parque Monumental das Sete Fontes“, ironizam.
“Numa segunda fase, aparecem outros cartazes a anunciar que, reconstruiu o Mercado Municipal, acabou com a degradação dos Centros Comerciais da Primeira Geração, renovou o Pavilhão Flávio Sá Leite, construiu o novo Estádio de Braga, resolveu de uma penada o problema dos parcómetros e assinou um acordo favorável aos bracarenses na AGERE”, continuam.
“A mentira faz parte da estrutura psiquiátrica de alguns políticos. O PS não vai por aí. Temos outro caminho. Os bracarenses não merecem ser aldrabados”, rematam.
Na apresentação dos cartazes à comunicação social, na nota enviada esta sexta-feira, a coligação “Juntos por Braga” afirma que “ao longo de onze cartazes diferentes, a coligação destaca os feitos em diferentes áreas da gestão municipal, percorrendo os resultados de vários pelouros e das empresas municipais.”
Ricardo Rio, novamente candidato a mais um mandato, realça que “pretendemos dar uma ideia global do que foi feito ao longo dos últimos quatro anos e, sem ser muito exaustivos, transmitir aos bracarenses a mudança notável que ocorreu em Braga nos diversos domínios, seja através da aposta na dinamização económica, na criação de novos apoios sociais, na promoção externa de Braga ou no reforço da programação cultural do concelho”.
Segundo a maioria, os outdoors destacam diversos aspetos da governação autárquica, como a redução da dívida municipal em 60 milhões de euros, a baixa de impostos municipais, a divulgação de Braga pelo Mundo, o lançamento do Orçamento Participativo, o alargamento dos horários para os passes de reformados, a oferta dos manuais escolares ou o Braga a Sorrir, bem como o relevante papel da InvestBraga na criação de mais de 500 empregos e a subida ao 10.º lugar nacional nas exportações, o investimento de mais de 25 milhões de euros nas freguesias, a criação de espaços verdes e de lazer ou o estímulo à reabilitação do centro histórico.
“Ao todo, são apontados nestes outdoors cerca de 33 medidas ou realizações concretizadas”.