O Serviço Municipal da Proteção Civil de Vila Verde emitiu hoje um alerta para a população do concelho para que tome “cuidados especiais e medidas de prevenção” para “evitar situações de risco para a saúde e para a vida das pessoas”, sobretudo as que se encontrem em “situação mais vulnerável”.
“Recomenda-se particular atenção com as crianças e idosos, mas os riscos afetam a população em geral, devendo ser tomadas precauções especiais, designadamente, ao nível do vestuário e dos equipamentos de aquecimento nos lares”, nota.
A Proteção Civil municipal emitiu as seguintes recomendações: evitar exposição prolongada ao frio; uso de roupa adequada, de preferência em várias camadas, em vez de uma única peça muito quente; atenção a aquecimentos com combustão, nomeadamente lareiras, braseiras e salamandras; cuidado especial a riscos de sobrecarga de tomadas e extensões elétricas.
A mesma entidade frisa ainda os “cuidados a ter na circulação pedonal e de automóveis, face aos riscos inerentes à formação de geada e gelo nos pavimentos, ou mesmo de neve nas zonas mais altas, assim como de situações de nevoeiro intenso”.
Temperaturas mínimas perto de zero
Como O MINHO noticiou, uma massa de ar polar continental, oriunda da Escandinávia, irá provocar nova descida da temperatura na quinta-feira.
Esta descida ocorre após um ligeiro aumento das temperaturas, esta terça e quarta-feira. “Temporariamente, durante os dias 09 e 10, essa massa de ar será substituída, por outra mais quente, transportada na circulação de uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica, que irá trazer uma subida de temperatura e precipitação”, lê-se no comunicado enviado hoje às redações.
Nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial as mínimas.
Como referiu o IPMA, isto deve-se a uma massa ar polar continental que irá gradualmente afetar o Norte da Península Ibérica e posteriormente o Sul.
Em Braga, na quinta e sexta-feira, as temperaturas mínimas serão de 2 e 3 graus, respetivamente. Em Viana do Castelo, serão de 2ºC e 4ºC.
No sábado, está previsto o regresso da precipitação e a subida das temperaturas, de acordo com o IPMA.
“Está ainda prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que terá impacto mais significativo na circulação rodoviária”, alerta.
O IPMA indica que “o estado do tempo em Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”.