No Dia Internacional da Proteção Civil foram várias as iniciativas municipais ao longo do dia, sobretudo com exibições de meios e até simulacros. Em Viana do Castelo, foi apresentada a mascote “Luzia”, para celebrar a efeméride.
Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo refere que a mascote “Luzia”, é “uma figura criada para sensibilizar a população e para marcar presença nas escolas e junto das crianças e jovens”.








A “Luzia” é uma figura feminina inspirada em Santa Luzia, “por herdar o olhar atento e protetor, capaz de identificar riscos e perigos de longe. Assim como o santuário que guarda Viana do Castelo do alto da serra, Luzia representa a constante vigilância, pronta para agir com firmeza e segurança em defesa do Município”.
Este Dia Internacional foi complementado com a apresentação das fardas da equipa da Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo.
Para Luís Nobre, “o investimento” feito “na Proteção Civil, superior a 3 milhões de euros por ano, não é uma despesa, mas sim um investimento necessário em prol de todo o concelho”.
Simulacro no edifício da Cruz Vermelha
Também este sábado, em Viana, realizou-se um simulacro de incêndio urbano na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, mais precisamente no edifício da Cruz Vermelha, e que envolveu os diferentes meios de Proteção Civil disponíveis no concelho.

















Demonstração de salvamento em Fafe
Em Fafe também foi assinalado o dia, com uma demonstração de salvamento em contexto urbano e várias exposições, além de workshops. Também neste município foram mostradas as várias valências de Proteção Civil existentes.











Noutro municípios, como Famalicão e Monção, os meios de Proteção Civil também estiveram em exposição ao público.