Seguir o O MINHO

País

Proteção Civil avisa por SMS para dever de recolhimento domiciliário

Alerta

em

Foto: DR

A Proteção Civil lançou um alerta via SMS a reiterar o “dever geral de recolhimento domiciliário nas duas próximas semanas”.

“Cumpra as regras, cuide de si e de todos”, sublinha a mensagem enviada esta sexta-feira pela Proteção Civil, no dia em que se inicia novo período de estado de emergência.

Portugal continental entrou hoje, às 00:00, num novo confinamento geral, devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial.

No âmbito da modificação do estado de emergência no país, o Governo determinou na quarta-feira um conjunto de medidas extraordinárias que vão vigorar até às 23:59 de 30 de janeiro para “limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública” e que estão previstas no decreto que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou hoje.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de atividade física e desportiva ao ar livre ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

Populares