Arquivo

Proteção Civil avisa para chuva, vento e mar fortes devido ao ciclone Gabrielle

Minho sob aviso amarelo
Proteção civil avisa para chuva, vento e mar fortes devido ao ciclone gabrielle
Depressão Kirk derrubou 200 árvores em Braga, no dia 09 de outubro de 2024, e vários carros foram atingidos. Foto: Ivo Borges / O MINHO

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população sobre vento forte, agitação marítima e chuva este fim de semana em Portugal continental, face à instabilidade meteorológica provocada pelo ciclone tropical Gabrielle.

Em comunicado divulgado hoje a ANEPC avisa que, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o ciclone Gabrielle, que já afetou o arquipélago dos Açores, desloca-se agora para o continente, provocando durante o fim de semana uma situação de vento forte e agitação marítima, o que associado a terrenos secos e quentes poderá provocar incêndios rurais.

Face a estas previsões, a ANEPC apela à população para o “estreito cumprimento das regras de prevenção de incêndios rurais”, devido ao risco Muito Elevado e Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve.

A ANEPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido fazer queimadas extensivas e queima de amontoados.

É também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar apiários, exceto quando os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

A Proteção Civil aconselha a população a ficar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

O IPMA elevou para aviso laranja cinco distritos do continente devido à previsão de agitação marítima forte esperada no domingo, e colocou quatro sob aviso amarelo já a partir de sábado.

Numa informação anterior, o IPMA dava conta de que os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja iam estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de domingo, mas na sua nota mais recente elevou para laranja o aviso nestes cinco distritos.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, foi determinado devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de oeste/sudoeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 11 metros de altura máxima.

Estes cinco distritos vão estar também sob Aviso Amarelo no sábado a partir das 18:00.

Já a partir das 18:00 de sábado, os distritos de Aveiro, Coimbra, Braga e Porto ficam sob aviso amarelo, igualmente devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 04 e 05 metros, passando a ondulação de noroeste.

O Aviso Amarelo nestes quatro distritos irá vigorar até às 09:00 de domingo.

A partir do final de sábado, no litoral Oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao centro e sul, segundo o IPMA.

A Proteção Civil açoriana registou 255 ocorrências no arquipélago, sem feridos, e foi necessário realojar 16 pessoas, segundo o balanço mais recente, ao final da tarde.

O Governo Regional decretou situação de alerta para o período entre as 18:00 de quinta-feira e as 18:00 de hoje, com o encerramento de serviços e várias proibições, para os grupos Ocidental e Central, mas o fim desta situação foi já decretado, antes da hora prevista. Escolas e serviços públicos mantêm-se, contudo, encerrados.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Marcelo diz que habitação em portugal precisava da “intervenção de choque” apresentada pelo governo

Marcelo diz que habitação em Portugal precisava da “intervenção de choque” apresentada pelo Governo

Próximo Artigo
César peixoto: "o que fizemos aqui perante o benfica é de uma grande equipa”

César Peixoto: "O que fizemos aqui perante o Benfica é de uma grande equipa”

Artigos Relacionados