Proteção Civil alerta por SMS para perigo de incêndio no Minho

Aviso

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a lançar alertas via SMS relacionados com o perigo de incêndio na região do Minho.

“Risco extremo de incêndio nas próximas 72 horas. Não use fogo em áreas rurais/florestais. Siga as recomendações das autoridades”, pode ler-se na SMS, onde também se encontra o contacto para mais informações (800246246).

Sete concelhos do distrito de Braga estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Braga, Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Terras de Bouro encontram-se assim no nível mais elevado de alerta em relação aos incêndios.

Em risco “muito elevado de incêndio” estão todos os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, assim como Vila Verde, Amares e Póvoa de Lanhoso, já no distrito de Braga.

Barcelos, Famalicão e Esposende são os concelhos que apresentam menor risco de incêndio na região do Minho.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões meteorológicas para hoje são de céu pouco nublado ou limpo.

Para este domingo, no Minho, prevê-se uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 33º Celsius em Braga e os 27º em Esposende.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

Com Lusa.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x