Alto Minho
Promoção do sucesso escolar no Alto Minho é exemplo a nível nacional
“Ideia de território é muito bem conseguida”.
em

O coordenador do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) apontou a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho como “um dos exemplos nacionais” na promoção do sucesso escolar.
“A CIM do Alto Minho é um dos exemplos a nível nacional, porque agarrou muito bem a ideia de um projeto territorial e criou uma espécie de chapéu das medidas, induzindo os seus dez municípios a desenvolver, de forma concertada, os seus planos municipais, mas sempre em articulação com os agrupamentos. Esta ideia de território é muito bem conseguida no sentido da resposta que se quer dar”, afirmou José Cortes Verdasca.
O coordenador da Estrutura de Missão do PNPSE, que falava à agência Lusa no final do seminário “Alto Minho – School 4All – “Promoção do Sucesso Escolar: Caminhos e Desafios”, hoje realizado em Viana do Castelo, referiu que “há uma linha estratégia muito bem pensada e definida e que vai ter espaço e tempo de aprofundamento e melhoria”.
José Cortes Verdasca referia-se ao plano “Alto Minho – School 4All”, em curso nos dez concelhos do Alto Minho até 2020, num investimento 4,3 milhões de euros, comparticipado em 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE).
A própria designação da candidatura da CIM do Alto Minho, “School 4All” diz bem desse foco e ainda é mais interessante porque a CIM do Alto Minho até conseguiu, nos últimos quatro anos, sobretudo no ensino básico, resultados muitos interessantes e significativos, com uma redução superior a 30% na taxa de retenção de alunos”, destacou.
O responsável sublinhou “a lógica de território” do programa em curso na região, “não deixando de convocar para as instituições de ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e as Universidades do Minho e do Porto”.
“Exatamente as instituições que estão também em trabalho de parceria com alguns municípios e com a própria CIM, fazendo parte das funções científicas das respostas ao nível da didática, dos processos pedagógicos e sociais”, frisou.
O coordenador nacional do PNPSE, realçou a aposta na “construção de soluções partilhadas e colaborativas e em que há a preocupação da comunidade responder aos seus problemas através de ações variadas”.
Como exemplos apontou “abordagens curriculares abertas e enriquecedoras, na área das ciências experimentais, da música, das expressões artísticas como complementos importantes da promoção do sucesso, mas também preocupações de natureza social no sentido de ter equipas multidisciplinares que respondam a aspetos de formação parental, integração, inclusão, orientação e competências socio emocionais”.
Segundo a CIM, o plano “Alto Minho – School 4All” “pretende contribuir para as principais metas definidas na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial “Alto Minho 2020″, no domínio da promoção do sucesso escolar, evoluindo positivamente na taxa de retenção e abandono escolar e mantendo um patamar mais favorável em relação às médias da região do Norte e do país”.
No seminário hoje realizado na Escola Superior de Educação do IPVC, foram apresentadas as principais experiências territoriais de promoção do sucesso escolar, ao nível municipal, intermunicipal e regional, assim como ao nível insular e transfronteiriço, através de dois estudos de caso dos Açores e da Galiza.

Leia Também
“A corrupção é uma violação dos direitos humanos”: ESE-IPVC recebe ‘Map Talk’
Minho em aviso amarelo por causa da agitação marítima
Estudante de Viana vence prémio nacional “Jovem Talento em Gastronomia”
Viana serviu bolo-rei gigante com 230 quilos
Politécnico de Viana apresenta, em Braga, projeto de monitorização de gás radioativo
Incêndios: Aprovada revisão do plano de defesa da floresta de Viana do Castelo
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Alto Minho
Investimento de mais de 250 mil euros para alargar rede de esgotos em Ponte de Lima
Coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo
em

A Câmara de Ponte de Lima informou hoje que vai assinar, na quarta-feira, pelas 15:00, o auto de consignação da empreitada de alargamento da atual rede de esgotos – Cabaços/Freixo, num investimento estimado de 254.870 mil euros.
Em nota hoje enviada à imprensa, a autarquia liderada por Victor Mendes (CDS/PP), revelou que a empreitada terá início no primeiro trimestre de 2020.
A intervenção “visa a instalação de um coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo”.
A extensão da conduta e ramais, prolonga-se por 4.200 metros, e está integrada num projeto global, que pretende resolver os problemas de saneamento de várias freguesias da margem sul do rio Lima.

A Câmara de Monção informou hoje que o projeto Monção Social, lançado este ano com seis medidas de apoio à população e um orçamento de 100 mil euros, ajudou 204 pessoas carenciadas do concelho.
Em comunicado, a autarquia liderada pelo social-democrata António Barbosa explicou que os apoios passam pela comparticipação de medicamentos, apoio à vacinação infantil, atribuição de bens de apoio, apoio de integração em creche, apoio ao transporte de doentes não urgentes, e apoio à recuperação de habitações degradadas.
Segundo o município, as candidaturas àquele programa municipal relativas a 2020 já estão abertas, podendo ser efetuadas no Balcão Único de Atendimento da Câmara de Monção.
O programa “Monção Social” tem como objetivo “minimizar as situações de adversidade social da população local, promovendo, em paralelo, qualidade de vida aos munícipes e maior equilíbrio social”.
Alto Minho
Área de Paisagem Protegida das Lagoas, em Ponte de Lima, faz 19 anos
Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
em

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos vai celebrar, na quinta-feira, 19 anos desde a sua criação, informou hoje a Câmara de Ponte de Lima.
As comemorações começam no dia do aniversário, e prosseguem no sábado com ‘Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros’, com entradas e atividades gratuitas, promovidas pelo Serviço Área Protegida e pelos seus parceiros.
Passeios de pónei e de charrete, visitas guiadas e o circuito de arborismo são algumas das atividades previstas.
No domingo, para assinalar o Dia Internacional das Montanhas, decorrerá um percurso pedestre de Montanha, designado ‘Trilho do Lobo Atlântico’, com oito quilómetros e meio de extensão.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Nos 40 anos do SNS, 40 artesãos foram desafiados a criar 40 galos de Barcelos
- Três jovens do FC Famalicão e um do Vitória entre as ‘pérolas’ da I Liga
- PSP vai destruir 13.767 armas de fogo na maior ação realizada em Portugal
- Presidente pede “medidas concretas” contra a corrupção
- Preços das comunicações são 20% mais caros em Portugal (e os da Internet 31%)
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 2 dias
Homem de 42 anos em estado grave após queda em obra no Gerês
- Alto MinhoHá 2 dias
Empresa de Cerveira é exemplo a nível nacional pelo aumento de exportações
- BragaHá 1 dia
Mais de 12 mil esgotaram concerto de Bryan Adams em Braga
- BragaHá 2 dias
Sapadores de Braga resgatam três trotinetas no rio Este