Seguir o O MINHO

Atletismo

Promessa do atletismo nacional: Mariana Machado convocada para os Campeonatos da Europa de corta-mato

Bracarense bateu, este ano, um recorde com 31 anos, que pertencia à medalhada olímpica Fernanda Ribeiro.

em

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) já tem escolhida a seleção feminina que vai participar nos Campeonatos Europeus de corta-mato, que se realizam em Tilburg, na Holanda, em 09 de dezembro, anunciou hoje a FPA. Da lista faz parte a promissora atleta bracarense Mariana Machado.

Mariana Machado bate recorde nacional com 31 anos

Na primeira convocatória da nova temporada, o selecionador nacional, José Santos, convocou as melhores meio-fundistas portuguesas da atualidade para representarem Portugal na mais importante prova de corta-mato do ‘velho continente’.

Assim, foram já convocadas Catarina Ribeiro, Inês Monteiro, Jéssica Augusto, Salomé Rocha, Sara Moreira (todas do Sporting) e Marta Pen (do Benfica), todas para a equipa principal, que tem um percurso com oito quilómetros, e ainda a júnior Mariana Machado, do SC Braga, para a prova do respetivo escalão, que terá a distância de quatro quilómetros.

Foram ainda pré-selecionados mais três atletas: Ana Dulce Félix, Rui Pinto e Samuel Barata, todos do Benfica, que terão de mostrar estar em boa forma nas competições realizadas entre os dias 04 e 25 de novembro (nos quais se inserem os corta-matos da Amora, dia 04, Barcelos, dia 11, e em especial Torres Vedras, dia 18), bem como o Crosse espanhol de Alcobendas, no dia 25).

O crosse espanhol entra nas contas porque o responsável pela equipa, o novo técnico nacional de meio-fundo longo, António Sousa, escolherá seis atletas sub-20 e sub-23, de ambos os sexos, para competirem nesta prova, saindo daí os quatro melhores portugueses para competirem nos Europeus.

Também para os seniores masculinos, a FPA promoverá a participação de quatro atletas, sendo os dois melhores portugueses selecionados para os Europeus.

Contudo, na nota enviada pela FPA, há a ressalva de poderem participar outros portugueses em Alcobendas, sendo todos eles elegíveis para a escolha final.

Portugal apresenta ainda como novidade uma equipa nacional a participar na estafeta mista dos Europeus de Tilburg. Para isso, o Crosse de Torres Vedras terá duas provas de 1.500 metros (uma para cada sexo), nas quais serão escolhidos os dois primeiros de cada prova para representar Portugal nessa estafeta, que terá quatro voltas de 1,5 quilómetros.

A FPA refere que “caso de alguma das atletas selecionadas não possa integrar a seleção nacional, o processo de seleção será semelhante ao dos seniores masculinos, ou seja, a FPA promoverá a participação até ao máximo de quatro atletas ao Cross Internacional de La Constitución, em Alcobendas, Espanha, e selecionará as atletas necessárias para preencher as vagas em aberto”.

A federação lusa fez ainda um alerta aos atletas: “A presença dos atletas convocados é obrigatória. A ausência injustificada implica a suspensão imediata de todos os apoios ao atleta e ao respetivo treinador. A dispensa por lesão terá de ser confirmada pelo departamento médico da FPA e implica a ausência do atleta de qualquer competição até 01 de janeiro de 2019.”

Anúncio

Atletismo

Arcos de Valdevez: Aldeia de Sistelo recebe 2.ª edição da Extreme Marathon

Arcos de Valdevez

em

Foto: Divulgação

A aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, vai ser palco no dia 20 da II Sistelo Extreme Marathon, prova que combina percursos em ecovia, em estradas de montanha e em trilho, informou hoje a organização.

Considerada o “Pequeno Tibete Português”, a aldeia de Sistelo foi também reconhecida pelo Governo como monumento nacional, o que a torna na primeira do país a deter este reconhecimento.

Foto: Arquivo

Todo o percurso da prova vai decorrer dentro do município de Arcos de Valdevez, um dos cinco que integram a área do único parque nacional do país – o Parque Nacional Peneda-Gerês, classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2009.

O evento compreenderá as distâncias de maratona – 42 quilómetros, 32, 21 e 13 quilómetros – e ainda uma caminhada solidária de sete quilómetros, cujas receitas angariadas com o valor das inscrições reverterão a favor dos bombeiros voluntários de Arcos de Valdevez.

Continuar a ler

Atletismo

Mariana Machado vice-campeã europeia de sub-20 nos 3.000 metros

Mariana Machado disputa ainda a final dos 1.500 metros

em

Foto: DR/Arquivo

A portuguesa Mariana Machado conquistou hoje a medalha de prata nos 3.000 metros dos Europeus de atletismo de sub-20, após ter sido ultrapassada na reta final pela polaca Zofia Dudek.

Apesar de ter estado envolvida numa queda, Mariana Machado liderava a prova, mas Dudek surpreendeu a atleta natural de Celeirós, no concelho de Braga, após a derradeira curva, terminando em 9.30,06 minutos, menos 0,60 segundos do que a lusa.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1152994651756007425?s=19

No final da sua prova, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Atletismo, Mariana afirmou-se “feliz, mas estava à espera de mais. Acho que trabalhei para mais. Tive uma queda ali logo ao início. Felizmente ainda consegui recuperar e cheguei ao grupo da frente, mas vim um pouco desgastada. Foram muitos erros a partir da queda. Ainda vamos decidir como vamos fazer [hoje à tarde], não foi o que estávamos à espera, ainda vamos ponderar”.

A italiana Elisa Ducoli conquistou o último lugar do pódio, com o tempo de 9.32,42, enquanto a também portuguesa Lia Lemos não foi além do 14.º lugar da final, em 10.00,97.

Mariana Machado disputa ainda hoje a final dos 1.500 metros.

Esta é a segunda medalha da seleção portuguesa nos Europeus de 2019, que decorrem em Boras, na Suécia, um dia depois de Nuno Pereira se ter sagrado campeão europeu dos 1.500 metros.

Continuar a ler

Atletismo

Mariana Machado também vai à final dos 3.000 metros nos Europeus sub20

Atleta também está apurada nos 1.500 metros, depois de ter sido a melhor na semi-final que disputou

em

Foto: Arquivo

A bracarense Mariana Machado qualificou-se, esta sexta-feira, para a final dos 3.000 metros dos Europeus de sub-20, que se estão a disputar em Boras, na Suécia.

Mariana Machado conseguiu a terceira melhor marca das eliminatórias, com um tempo de 9.30,03 minutos.

A final está marcada para domingo, horas antes de Mariana Machado disputar também a corrida das medalhas nos 1.500 metros.

Mariana Machado vence meia-final dos 1.500 metros nos Europeus sub-20

“Para já, estou a conseguir gerir bem as eliminatórias das duas provas, teria sido pior se não tivesse tido nenhuma competição antes. Agora vou aproveitar para descansar o máximo possível amanhã [sábado], que não tenho provas, para poder recuperar para as finais de domingo”, disse Mariana Machado.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares