Seguir o O MINHO

Braga

Projeto solidário que transforma fronhas em vestidos mostra-se na Alemanha

em

Um projeto solidário do Minho que já transformou mais de 500 fronhas em vestidos para doar às crianças necessitadas vai mostrar-se, de 12 a 15 de janeiro, na Alemanha, numa das maiores feiras internacionais de têxteis-lar, foi anunciado esta quarta-feira.

A mentora do projeto, Sílvia Correia, disse que o principal objetivo é mostrar que a indústria têxtil portuguesa, além de inovadora, criativa e competitiva, tem também um lado solidário.

“A presença na Heimtextil, que conta com 2700 expositores de todo o mundo, constitui uma excelente oportunidade para mostrar o nosso projeto, tentar captar novos parceiros e apoios e, eventualmente, inspirar o surgimento de iniciativas idênticas noutras partes do mundo”, sublinhou.

Apadrinhado pelo arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, o projeto “D’Avó with love” arrancou em março de 2015 e consubstancia-se na transformação de fronhas em vestidos, um trabalho voluntário desenvolvido pelas utentes de lares de idosos.

Até ao momento, já foram confecionados 512 vestidos, entretanto enviados para as crianças necessitadas de países como Guiné, Nepal, Cabo Verde, Quénia e, mais recentemente, Moçambique.

Já se associaram ao projeto 16 lares, número que, adiantou Sílvia Correia, crescerá ao longo deste ano.

Ao projeto aderiram também algumas têxteis da região do Minho, que fornecem o tecido.

Há ainda a colaboração de uma empresa de base tecnológica, que impregna em alguns dos vestidos nanopartículas repelentes de mosquitos.

Na feira Heimtextil, em Frankfurt, o projeto “D’Avó with love” disporá de um espaço de 80 metros quadrados, disponibilizado gratuitamente pela organização.

“Por ano, passam por ali, em média, 67 mil visitantes, pelo que esta é uma oportunidade de ouro para mostrar e fazer crescer o nosso projeto solidário”, disse ainda Sílvia Correia.

O “D’Avó with love” nasceu no seio do núcleo de Braga do “Dish Mob”, um movimento cívico sem fins lucrativos que pretende promover, através do debate e ações de divulgação, o empreendedorismo, a inovação, a solidariedade, a cultura e arte, a criatividade, o networking, as empresas e os produtos e serviços regionais e nacionais.

Imagem de D’ Avó with Love.

Anúncio

Populares