Seguir o O MINHO

Braga

Projeto ‘Semear para Comer’ encerrou mais um ano de atividades

em

O Banco Local de Voluntariado (BLV) do Município de Braga assinalou o final de mais um ano de atividades do projeto socioeducativo e ambiental ‘Semear para Comer’, com um almoço-convívio na Quinta Pedagógica.

A iniciativa juntou utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Associação de Paralisia Cerebral de Braga, beneficiários do projeto.

O ‘Semear para Comer’ tem como objetivo a promoção da saúde e de práticas de agricultura amigas do ambiente. As atividades decorrem uma vez por semana na Quinta Pedagógica de Braga, onde os 20 utentes do CAO da Associação de Paralisia Cerebral de Braga participam nos trabalhos da horta, desde a sementeira, passando pela limpeza das ervas, pela rega até à colheita. Todos os trabalhos são acompanhados por um grupo de dez voluntários do BLV.

O projeto é ajustado às características dos beneficiários e as ações visam o retorno educacional, emocional e terapêutico. Incluindo atividades de  terapêuticoemocional e integrativo, neste projeto estão também ações para técnicos e responsáveis da instituição, por forma a “obter bons resultados com uma cultura estimulada de proximidade”, como explica a coordenadora do BLV de Braga, Amélia Pereira.

Projecto ‘Semear para Comer’

O final de mais um ano de atividades foi celebrado com um almoço confecionado a partir dos produtos cultivados pelos utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Braga. O momento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, que fez um balanço positivo do projeto.

Firmino Marques destacou o “precioso contributo dos voluntários que ajudam a concretizar o ‘Semear para Comer’, um projeto com claros benefícios para os utentes do CAO da Associação de Paralisia Cerebral de Braga”.

O vice-presidente do Município salientou igualmente a parceria com a Quinta Pedagógica de Braga, um local de excelência para o desenvolvimento deste projeto.

A partir de setembro, o ‘Semear para Comer’ regressa ao ativo. Além das atividades realizadas na Quinta Pedagógica, o projeto passará a incluir iniciativas na Associação de Paralisia Cerebral de Braga.

Projecto ‘Semear para Comer’1

Populares