Seguir o O MINHO

Ave

Projeto pedagógico em Fafe leva quatro mil alunos ao teatro até maio

“Teatro Pedagógico 2020”

em

Foto: Divulgação

O projeto de teatro pedagógico, que vai ser promovido em Fafe até maio, proporcionará este ano espetáculos a quatro mil alunos do concelho, que assistirão a nove peças, segundo fonte autárquica.

Segundo aquele município, “a iniciativa baseia-se nas obras de leitura aconselhada para cada ano letivo”.

Citado num comunicado enviado hoje à Lusa, o vereador da Cultura e Educação, Pompeu Martins, assinala que “o teatro pedagógico está direcionado para a comunidade escolar e é tido como um meio facilitador de aprendizagem e motivador da leitura, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e formação cultural dos nossos jovens”

Até maio, os alunos poderão assistir às peças “A Farsa de Inês Pereira”, “Auto da Barca do Inferno”, “Descobrir Sophia”, “Sonho d’Os Piratas”, “A Viúva e o Papagaio”, “Episódios da Vida Romântica”, “Serendipity” ou “Not one of Us”, “Leandro, Rei da Helíria” e “Pessoalmente”.

O “Teatro Pedagógico 2020”, como se designa a iniciativa, é um projeto promovido em articulação com os agrupamentos de escolas de Fafe.

São abrangidos alunos do 2.º e 3.º ciclos, do ensino secundário, Escola Profissional de Fafe e do ensino particular.

A propósito deste projeto, o vereador reforça que “o município de Fafe tem mantido a sua aposta na cultura e educação, promovendo diversas atividades que contribuem para uma sociedade mais ativa, consciente e com um sentido crítico e de responsabilidade”.

Ao palco do Teatro Cinema, a principal sala de espetáculos da cidade, vão subir cinco grupos de teatro: Teatro Actus, Birra Produções, Caixa de Palco, Há Cultura, ETC English Theatre Company.

Anúncio

Guimarães

Guimarães: Mais 40 ecopontos reforçam rede de recolha de resíduos

Uma parceria entre a Câmara de Guimarães e a Resinorte

em

Foto: CM Guimarães / Divulgação

A rede de recolha de resíduos urbanos de Guimarães vai ser reforçada pela Resinorte, em cooperação com a Câmara, com a colocação de mais 40 ecopontos em várias freguesias, anunciou a autarquia.

Esta ação foi estipulada pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos – PERSU 2020 e pretende melhorar a rede de recolha seletiva no plano da acessibilidade.

Em comunicado a Câmara define este reforço como uma forma de “melhorar a qualidade do serviço prestado aos municípios e aos cidadãos e atingir os objetivos nacionais da estratégia de gestão de resíduos urbanos enquadrados pela política comunitária de resíduos”, conclui.

 

Continuar a ler

Ave

Bombeiros Voluntários de Famalicão comemoram 130 anos com Fábio Martins

A mais antiga corporação de Famalicão

em

Foto: Bombeiros Voluntários de Famalicão / DR

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão celebram os seus 130 anos com um vídeo promocional alusivo ao passado da corporação que inclui a participação do jogador do FC Famalicão, Fábio Martins.

O vídeo apresentado no Facebook mostra o atleta do Famalicão a vestir a farda de bombeiros enquanto são mencionados os feitos mais marcantes da organização.

Os 130 anos serão festejados a 06 de maio e até lá estão previstas várias atividades comemorativas.

 

Continuar a ler

Ave

Cidade americana reproduz “Sofá Amarelo” de Famalicão

Fort Collins, no Colorado

em

Foto: CM-Famalicão / Divulgação

O “Sofá Amarelo” da cidadania de Famalicão inspirou os americanos de Fort Collins, no Colorado, a elaborar um projeto semelhante onde se convidam os cidadãos a escrever num pedaço de lousa as suas sugestões com melhoramentos para o meio ambiente, como resposta às alterações climáticas.

Foto: CM Famalicão / Divulgação

Este “Sofá” foi apresentado pela primeira vez no Festival Famalicão Visão’25 visando mobilizar a população e inclui-la no debate sobre o futuro do ambiente.

A interação entre Famalicão e Fort Collins foi iniciada no âmbito do Programa Internacional de Cooperação Urbana da Comissão Europeia e promove a troca de conhecimento e experiências entre as duas localizações.

Continuar a ler

Populares