No âmbito do Dia Mundial do Sono, efeméride que se assinala esta sexta-feira, a Clínica do Sono Dra. Maria José Guimarães, de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Gasoxmed, lançaram um projeto-piloto dedicado ao despiste da apneia do sono em idosos que residem em lares de terceira idade.
Além do diagnóstico, o projecto “Sono Sénior” inclui atividades educativas para os residentes e familiares, visando sensibilizar sobre a apneia do sono e os seus impactos na saúde e qualidade de vida dos utentes.
A apresentação deste programa inovador decorreu no Lar da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, instituição na qual se tem desenvolvido as atividades de monitorização preliminar associadas a este projecto, envolvendo um conjunto de 32 pessoas.
A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, da directora clínica Maria José Guimarães, da responsável da Clínica do Sono, Carla Guimarães, assim como Goreti Machado, presidente da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, e António Ferreira, diretor-geral da empresa Gasoxmed.
Segundo Ricardo Rio, a autarquia bracarense “tem estado envolvida na promoção de diversos projetos pioneiros, que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da saúde de diferentes franjas da população, com especial incidência na população sénior”. Dessa forma, continuou, “olhamos com muita expectativa para os resultados deste projeto e iremos aferir o seu impacto para estudar um possível alargamento para outras instituições sociais do Concelho”.
Citada no mesmo comunicado, a diretora clínica da Clínica do Sono, Maria José Guimarães, lembrou que a apneia do sono “é um distúrbio do sono cuja incidência afeta cerca de 20% da população adulta mundial, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde em geral”.
E acrescentou: “Estamos por isso perante um problema de saúde pública, sendo esta classe etária em particular bastante afetada por este distúrbio do sono”.
No entanto, segundo Carla Guimarães, responsável da Clínica do Sono, grande parte destes pacientes “não têm possibilidade de recorrer aos cuidados médicos da especialidade, quer por questões de mobilidade, quer por questões financeiras”.
Por isso, o projeto “Sono Sénior” surgiu “numa primeira fase para confirmar esta prevalência e, numa fase posterior, para possibilitar que o tratamento deste distúrbio do sono chegue a estas pessoas”.
Por seu turno, o diretor-geral da Gasoxmed, António Ferreira, manifestou a sua satisfação pelo apoio dado pela empresa à concretização desta iniciativa, num projeto que, segundo o responsável, “terá um significativo impacto no cuidado da saúde dos idosos, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar geral”.
Já Goreti Machado, presidente da Associação de Solidariedade Social São Tiago de Fraião, congratulou-se com a escolha desta IPSS para o desenvolvimento pioneiro deste projecto, assinalando “o forte entusiasmo dos nossos utentes com a participação neste projecto que poderá ser transformador da sua qualidade de vida”.
Em comunicado, a autarquia explica que este projeto pioneiro é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos especialistas em medicina do sono, técnicos cardiopneumologistas e neurofisiologistas, entre outros profissionais. Utilizando tecnologias avançadas de diagnóstico, como polissonografia e poligrafia noturna, o projecto “Sono Sénior” visa identificar e avaliar os casos de Apneia do Sono.
Os residentes identificados com apneia do sono passam a ser acompanhadas acompanhados em consulta e fazem tratamento personalizado de acordo com as necessidades individuais.