O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, tem um dos projetos mais inovadores e inteligentes financiados por fundos europeus, estando entre os finalistas na categoria “Portugal + Inteligente” dos Prémios dos Fundos Europeus 2025.
O projeto em causa é o “Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar”, que utiliza tecnologias avançadas para combater um dos maiores desafios da saúde pública.
Na categoria “Portugal + Inteligente”, o projeto do Hospital Senhora da Oliveira concorre com outras quatro iniciativas: o “CIMRLEIRIA.06.13”, promovido pelo Município de Leiria; o “Smart Farm 4.0”, da TOMIX – Indústria de Equipamentos Agrícolas e Industriais; o “Centro de Medicina de Precisão em Oncologia – Patologia Digital”, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa – Francisco Gentil; e o “INNO4HEALTH”, da WISEWARE.
O projeto “Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar”, desenvolvido pelo Hospital da Senhora da Oliveira em parceria com o Centro Algoritmi da Universidade do Minho e cofinanciado pelo Compete 2020, surge como “resposta à necessidade urgente de reduzir as infeções hospitalares – uma das principais causas de mortes evitáveis em ambientes clínicos”.
Através da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial e ciência de dados, a iniciativa cria “ferramentas inovadoras para previsão e monitorização em tempo real”.
Esta é a primeira edição dos Prémios dos Fundos Europeus 2025, que já anunciou os 25 projetos finalistas.