Projeto de Guimarães concorre ao galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF

Eco Parlamento
Projeto de guimarães concorre ao galardão de práticas inspiradoras da unicef

A iniciativa Eco Parlamento, organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, é o único projeto nacional submetido ao Galardão de Práticas Inspiradoras da UNICEF – Cidades Amigas das Crianças.

Entre mais de 200 candidaturas de boas práticas apresentadas por vários países, através de um vídeo, o projeto “Eco Parlamento” foi selecionado num restrito lote de 20 candidaturas e encontra-se a concurso na categoria 6, aberta à participação do público. Os projetos podem ser consultados online. A votação decorre até 15 de outubro.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com as escolas do concelho no âmbito do projeto Pegadas, promovendo o debate concelhio, desde 2015, entre os jovens do ensino básico e secundário sobre o tema do desenvolvimento sustentável.

A identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos é o mote da iniciativa e tem contribuído para a implementação para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.

O trabalho difunde uma boa prática que experiencia, por via do debate, as políticas de desenvolvimento sustentável conjuntamente com os principais agentes da mudança ambiental: a comunidade jovem.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dead combo anunciam fim da banda com digressão até 2020

Dead Combo anunciam fim da banda com digressão até 2020

Próximo Artigo
Viagens de autocarro em valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Artigos Relacionados