Projeto da UMinho inova a promover o sucesso académico

Programa sou.uminho.5.0 está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). (Patrocinado)
Foto: UMinho

As universidades estão cada vez mais atentas à transição dos estudantes do secundário para o ensino superior. Reconhecem os desafios críticos do primeiro ano para o sucesso e retenção dos alunos. Por isso, minimizar o abandono escolar e o insucesso nesse período é uma prioridade, levando as instituições a agir para retenção e conclusão bem-sucedida dos alunos matriculados.

Nesse sentido, foi implementado, em 2024, o projeto inovador “sou.uminho 5.0”, que tem a colaboração de estudantes e professores de todas Escolas e Institutos da Universidade do Minho, com o propósito de promover o acolhimento e o sucesso dos alunos do 1º ano. 

O plano de ação engloba uma série de iniciativas para inovar e modernizar as práticas institucionais desta academia, visando o combate preventivo ao abandono escolar, bem como a promoção de práticas pedagógicas modernizadas para um ensino de qualidade, alinhado com o ODS4 – Educação de Qualidade.

Assim, o projeto tem procurado atualizar tecnologicamente as condições de formação e contribuir, de forma concreta, para um ensino de qualidade nas diferentes áreas disciplinares. O “sou.uminho 5.0” obteve financiamento PRR no âmbito da submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior”. 

Da promoção…

Foto: UMinho

O sucesso escolar no ensino superior influencia naturalmente os estudantes, mas também toda a academia. O trabalho assenta na produção de ferramentas e conteúdos digitais, reunidos na plataforma “sou.UMinho 5.0”, um instrumento informativo, de construção de comunidade.

Aí, a comunidade UMinho encontra informação para atender às necessidades mais significativas de quem começa um percurso universitário. Esta inclui um “bot” que responde a questões para facilitar ainda mais a orientação aos novos estudantes e fornecer informações essenciais de maneira acessível e intuitiva. 

A plataforma dispõe igualmente de uma agenda de atividades extracurriculares “Vive a UMinho”, um programa que visa facilitar o acesso dos estudantes a uma série de iniciativas promotoras do bem-estar.

Por outro lado, através das oportunidades proporcionadas pela Aliança Europeia Arqus, estimula-se a participação em experiências internacionais, promovendo a dimensão europeia da sua formação, inspirando a excelência académica e cultivando valores e vivências interculturais e preparando os estudantes para desafios globais.

Em matéria de acolhimento e integração, este projeto proporciona aos estudantes acabados de chegar à UMinho mecanismos inovadores de apoio pelos seus colegas mais velhos nas primeiras semanas, mitigando os desafios de adaptação.

O início das aulas beneficia de um histórico que a UMinho detém com o programa de acolhimento e integração por pares e tutorias, que abrange também estudantes internacionais. 

O sou.UMinho é muito conhecido pelos seus embaixadores/integradores que recebem, esclarecem e conhecem novos pares dos mesmos cursos, num processo meticulosamente organizado em pequenos grupos. Embaixador é um estudante do 2º ou 3º ano do mesmo curso, que apoio o projeto voluntariamente e a quem é ministrada formação prévia para esse efeito.

O programa de acolhimento proporciona um ambiente próximo e de apoio, com atividades formais e, cada vez mais, informais, promovendo o estreitamento de vínculos e a integração.

Destacam-se ações presenciais de boas-vindas e informações online, com estudantes internacionais a poderem contactar colegas da mesma nacionalidade. Além disso, incluem-se visitas aos campi e às cidades, sessões informativas por núcleos de estudantes, bem como um sunset com grupos culturais da UMinho.

Naturalmente, também há momentos formais, como o processo de matrícula e a cerimónia de boas-vindas, essenciais para fortalecer o sentimento de pertença. O objetivo é que cada estudante se sinta bem recebido e integrado desde o início.

…ao crescimento académico

Foto: UMinho

A UMinho pretende ainda criar novos modelos de aprendizagem para o sucesso dos seus estudantes do primeiro ano, concretamente na Área para Aperfeiçoamento Académico (3AUM), que atua em disciplinas específicas, algumas delas associadas à ideia de insucesso, para o desenvolvimento de novas competências.

As sessões são gratuitas, com atendimento presencial ou online. A aquisição ou reforço de competências académicas, ou outras nas quais os estudantes revelam maiores dificuldades, promovem um envolvimento mais profundo com os seus cursos e maximizam o potencial académico.

Uma grande vantagem do 3AUM é o estudante ter apoio mais dirigido a dificuldades específicas, o que é muitas vezes difícil no funcionamento regular das unidades curriculares.

O 3AUM oferece formações de curta duração em competências transversais, com horários flexíveis e sessões em grupos pequenos, podendo os estudantes inscrever-se em diferentes cursos. 

A oferta abrange workshops e a produção de recursos digitais sobre várias temáticas, como a autorregulação e estratégias de estudo, de gestão de tempo e de preparação para exames; as mentorias em residência; a comunicação intra e interpessoal; a inovação e a responsabilidade social; entre outras.

Por outro lado, os docentes que lecionam unidades curriculares no primeiro ano recebem formação pedagógica específica.

Desta forma, o sou.uminho também ajusta a oferta curricular do primeiro semestre às características e ao perfil dos estudantes na sua fase inicial na universidade, por meio da inovação pedagógica. 

Também o reconhecimento de boas práticas integra as dinâmicas deste projeto, distinguindo e premiando programas inovadores especificamente projetados para abordar os desafios únicos enfrentados pelos estudantes do primeiro ano, com resultados comprovados.

É um reconhecimento dos esforços colaborativos, com evidência de colaboração entre estruturas estudantis, docentes, administração e serviços de apoio ao estudante.

 
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