Seguir o O MINHO

Braga

Braga quer criar “rua mais inteligente do país”

em

Foi assinado hoje, dia 26 de abril, o protocolo referente à implementação de um projecto-piloto, intitulado ´BSmartMob´, que irá possibilitar a criação de um troço de piso inteligente, sobretudo vocacionado para peões e ciclistas, numa extensão de cerca de 1 quilómetro, entre a Rotunda Santos da Cunha e a Rotunda da Estação de Comboios da CP.

As novidades na referia rua contemplam, entre outros aspectos, produção de energia a partir do solo, uma zona de coexistência com indicação do caminho de luzes inteligentes, zona de carga das bicicletas eléctricas, sistema de monotorização de tráfego 3D, passadeiras, lombas e semaforização inteligentes.

Trata-se de um projecto de cerca de cinco milhões de euros que foi submetido à ‘Urban Innovative Actions’, uma linha de financiamento directa da União Europeia, e que conta com a participação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), da Universidade do Minho (UM), do Centro de Computação Gráfica (CCG) e de parceiros empresariais – NOS, Siemens, UOU e Sernis.

O resultado da candidatura submetida será conhecido até final do presente ano, seguindo-se um período de um ano e meio para a realização de testes da tecnologia em laboratório e outro período posterior, entre 6 meses a um ano, para a efectiva implementação no terreno.

A concretização deste projecto permitirá, segundo Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, criar a “Rua mais inteligente do país”.

“Trata-se de um projecto cuja principal característica diferenciadora é o facto de reunir a investigação de excelência do INL, do CCG e dos centros de investigação da UM, no caso o ALGORITMI e o CTAC, com os produtos inovadores das empresas associadas. Esta junção entre investigação e tecnologia, aplicada de modo experimental num território que podemos considerar um laboratório vivo, permitirá certamente a criação de soluções inovadoras, que poderão, no futuro, ter uma abrangência mais alargada”, referiu.

Por seu turno, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu que este é mais um passo no esforço desenvolvido pelo executivo municipal de ´navegar por mares nunca dantes navegados´.

“O projecto vem no seguimento das prioridades estratégicas assumidas de promover uma mobilidade sustentável no território, de implementar uma gestão mais inteligente da cidade e de promover o trabalho em rede entre Município, instituições de investigação e parceiros empresariais para encontrar soluções de ponta que venham a melhorar a qualidade de vida da população e que, ao mesmo tempo, tenham implicações económicas bastante positivas para o concelho”, concluiu o autarca.

Anúncio

Braga

Retomadas as buscas por septuagenário desaparecido em Braga

em

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

António Faria, de 74 anos, visto pela última vez ao início da noite de quinta-feira por um motorista dos TUB, em Penso São Vicente, concelho de Braga, continua desaparecido, mobilizando vários meios que prosseguem as buscas desde a madrugada de sexta-feira.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Durante a manhã deste sábado, militares do posto territorial de Braga da GNR, em conjunto com elementos da companhia 1.1 do GIPS e dos Bombeiros Voluntários de Braga, efetuaram buscas junto à veiga de Penso, nos arredores a Sul da cidade de Braga, passando pelo rio Leda (afluente do Este) e os montes das freguesias de Lamas.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Ao que O MINHO apurou, as buscas estão a ser lideradas pelo sargento-ajudante Marco Mota, comandante do posto territorial de Braga.

Família procura homem desaparecido em Braga

Segundo disse a família ao nosso jornal, o homem, surdo-mudo, residente em Lomar, estará vestido com um casaco e calçado de cor verde. Terá problemas de memória.

Continuar a ler

Braga

Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação / CM Braga

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.

No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.

Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.

Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Continuar a ler

Braga

Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga

em

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.

De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.

O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.

Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa

Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga

O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.

Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.

A data de encerramento é a 12 de janeiro.

A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.

Horários

15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

 

Continuar a ler

Populares