Seguir o O MINHO

Guerra na Ucrânia

Programada para hoje operação de retirada de civis de Mariupol

Guerra

em

Foto: DR / Arquivo

Uma operação de retirada de civis ucranianos que se encontram nos subterrâneos da fábrica Azovstal, cercada pelas tropas russas na cidade portuária de Mariupol, está programada para hoje, anunciou o presidente da Ucrânia.

“Uma operação destinada à saída de civis da fábrica pode decorrer hoje”, disse a presidência da Ucrânia, através de um comunicado.

Centenas de civis ucranianos, entre os quais crianças encontram-se no interior da fábrica de aço Azvstal na cidade de Mariupol cercada pelas tropas da Rússia.

Os últimos soldados ucranianos, incluindo membros do batalhão Azov, encontram-se igualmente sitiados nas instalações da fábrica, que tem uma extensão de 11 quilómetros quadrados.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Populares