Seguir o O MINHO

Braga

Programa sensibiliza comunidade para importância de proteger o rio Este

em

Realizou-se esta segunda-feira, mais uma ação de limpeza do rio Este enquadrada no ‘Projeto Rios’. A iniciativa contou com a participação de utentes do Instituto Novais e Sousa, uma das instituições bracarenses que adoptou um troço do rio Este.

Como explicou Altino Bessa, vereador do Ambiente do Município de Braga, durante o fim de semana cerca de 18 grupos já efetuaram ações de limpeza no rio, num total de 26 que aderiram no programa. Os restantes grupos irão para o terreno durante os próximos 15 dias.

“Foram já retirados neste período de tempo algumas centenas de quilos de lixo, entre plásticos, vidros, embalagens e outros tipos de resíduos que, infelizmente, se continuam a encontrar no rio Este”, afirmou.

O vereador sublinhou que o objetivo fundamental deste programa passa por sensibilizar a população e, sobretudo, a comunidade escolar, para a possibilidade de despoluir ou, pelo menos, reduzir a quantidade de resíduos que vão para o rio.

“É nessa vertente pedagógica que este programa aposta. A missão de sermos mais cuidados com o rio Este compete a todos enquanto comunidade”, disse, lembrando que o Município tem a decorrer um projeto de requalificação da qualidade da água no rio, com monitorização em 10 pontos diferentes: “É nossa ambição para o futuro devolver uma parte do rio, na sua plenitude, à população, para que dele possam usufruir como antigamente”, garantiu.

limpeza rio este1

Altino Bessa apelou ainda aos cidadãos para serem vigilantes no que se refere às descargas poluentes.

“Se identificarem focos de poluição é fundamental que reportarem imediatamente a situação para que as entidades competentes procedam à responsabilização dos infratores”, afirmou.

Os grupos que aderiram ao ‘Projeto Rios’ irão continuar a ter responsabilidade sobre o troço de rio adoptado, estando prevista para a Primavera outra ação semelhante de limpeza e monotorização da água.

limpeza rio este

Populares