Seguir o O MINHO

Braga

Professores do pré-escolar reúnem- se em Braga

No auditório da Escola Francisco Sanches

em

Foto: DR

O Sindicato dos Professores do Norte promove hoje, um Encontro Regional da Educação Pré-escolar que decorrerá no Auditório do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, a partir das 09:30.


A iniciativa contará com a presença de investigadores e professores universitários que abordarão a situação atual do pré-escolar na região.

Segundo a estrutura sindical, o encontro “pretende ser um momento de reflexão e debate sobre as questões relativas a um setor de educação que, independentemente de estar reconhecido em lei como a primeira etapa da educação básica, carece ainda de um claro investimento do Estado, nomeadamente no alargamento da rede pública de jardins de infância”.

Júlia Vale lembra que “tendo sido já decidida, e publicada, a universalidade da oferta para todas crianças em idade de frequência da Educação Pré-Escolar falta no entanto ainda dar o passo no sentido de concretizar essa garantia”.

Anúncio

Braga

Expulsos 71 adeptos violentos dos estádios do Minho

Maioria do SC Braga e Vitória SC

em

Foto: DR

Setenta e um adeptos violentos já foram proibidos de entrar em recintos desportivos desde que, em setembro do ano passado, entrou em funcionamento na comarca de Braga o projeto-piloto de prevenção e combate aos fenómenos de violência nos espetáculos desportivos.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), que avança a notícia, a maioria destes adeptos afastados dos estádios são do SC Braga e do Vitória SC.

Refere, ainda, que os primeiros cinco meses deste ano, a iniciativa inédita que resulta da parceria entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a PSP já afastou mais adeptos dos recintos desportivos do que em mais de uma década de vigência da lei correspondente, no distrito de Braga.

De acordo com os dados divulgados pela PGR ao JN, os tribunais da comarca de Braga já aplicaram “71 medidas de interdição de acesso a recinto desportivo, nas suas diferentes modalidades, correspondendo 67 a injunções no âmbito da Suspensão Provisória do Processo e quatro medidas de coação”.

As sanções aplicadas no âmbito de suspensão provisória de processo implicam a proibição de entrada em estádios durante um período de um ano e o pagamento de uma verba a uma instituição de solidariedade social.

Durante a interdição, os adeptos têm de se deslocar à esquadra da PSP ou posto da GNR da sua área de residência sempre que jogar o clube ao qual são afetos, em casa ou fora.

Continuar a ler

Braga

Braga: Escapa quase ileso a aparatoso acidente à entrada da autoestrada

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem de 33 anos, de nacionalidade chinesa, escapou com ferimentos ligeiros a um desastre automóvel, ao início da noite de quinta-feira, no acesso à autoestrada, em Braga.

O condutor seguia no sentido Norte – Sul quando perdeu o controlo da carrinha de mercadorias IVECO, acabando por embater contra os separadores centrais da A3, no lanço de acesso às portagens.

A carrinha acabou por raspar nos separadores durante alguns metros, acabando por tombar numa posição complicada para os socorristas, que demoraram cerca de quatro horas a retirar o condutor.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Preso pelas pernas, o homem foi sempre acompanhada pela equipa médica da VMER de Barcelos, enquanto elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga procederam ao corte da carrinha para conseguir extrair a vítima sem causar ferimentos.

A equipa que inicialmente estava a proceder aos trabalhos acabou por ser rendida por outra, cerca das 21:30, com elementos do turno da noite, que entraram às 20:00 ao serviço. O alerta foi dado às 19:07.

E ferimentos, poucos tinha, quando, pouco depois das 22:30, conseguiu finalmente sair da viatura para ser estabilizado pelos bombeiros e transportado para a unidade hospitalar local.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

Acabou por sofrer ferimentos nos pés e nas pernas, mas nada de sério, devendo ter alta nas próximas horas. Fonte dos socorristas explicou que “a posição da viatura” dificultou toda a operação.

A carrinha transportava bens alimentares para Aveiro quando sofreu o acidente. Uma outra carrinha da mesma empresa acabou por chegar ao local do sinistro para transferência da carga.

Apesar dos trabalhos na via, não houve registo de filas, estando a faixa mais à esquerda totalmente desimpedida para circulação rodoviária.

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A Brigada de Trânsito da GNR controlou as operações enquanto que elementos da BRISA sinalizaram e também deram assistência no acidente. Foram os primeiros a chegar ao local.

Continuar a ler

Braga

Incêndio noturno em Vila Verde

Incêndio florestal

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um incêndio florestal está a consumir zona de mato no concelho de Vila Verde, com alerta dado ao início da noite desta quinta-feira.

As chamam lavram em floresta no lugar da Roda, na freguesia de Valdreu.

No local estão 38 operacionais e dez viaturas, segundo informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

Continuar a ler

Populares