As professoras Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, foram as vencedoras desta primeira edição do Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, foi hoje anunciado.
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O prémio, criado em 2021, constitui uma das peças do plano estratégico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no que concerne à “dinamização da área pedagógica e visa valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do corpo docente do IPVC”.
Terminado o processo de apreciação das candidaturas à primeira edição deste prémio, referente ao ano letivo de 2021/22, o júri deliberou atribuiu o galardão às docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais.
As duas professoras foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do 2.º ano da licenciatura em Educação Social Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do IPVC.
O trabalho desenvolvido, explicou Teresa Gonçalves, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica, pretendeu contribuir para a aquisição de conhecimento e competências técnicas no domínio do envelhecimento e, simultaneamente, para o desenvolvimento de ‘soft skills’, como a resolução de problemas e trabalho de equipa.
“O júri valorizou esta prática pedagógica pela sua fundamentação metodológica, pela investigação sobre a própria prática e, em particular, pela adoção de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (PjBL), que promoveu a centralidade do envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimento socialmente relevante”, refere Teresa Gonçalves, citada em comunicado.
O júri decidiu ainda atribuir menção honrosa à docente Carla Faria, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento, da licenciatura em Educação Social Gerontológica, com o título de “The Dementia is a Tramp?: Aprender sobre demência com Tony Bennett & Lady Gaga”.
O júri salientou o estímulo à participação dos estudantes e ao seu envolvimento em aprendizagens significativas, aplicadas a problemas complexos e reais, que conduziram à (co)construção de ideias inovadoras, integrando pensamento crítico e criatividade.
A docente Clara Amorim, do Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, também foi agraciada com uma menção honrosa, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Comunicação Oral e Escrita, da licenciatura em Educação Básica.
O júri salientou, em particular, a dimensão dialógica desta prática, alicerçada na utilização de fóruns e de avaliação de pares utilizando rubricas de avaliação, bem como na integração de recursos tecnológicos de suporte à aprendizagem cooperativa, e os seus efeitos na autonomia e autorregulação das aprendizagens dos estudantes.
Além de reconhecer o empenho e mérito pedagógico dos seus docentes, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, felicitou as vencedoras e todos os restantes candidatos: “Felicitamos as docentes distinguidas e endereçamos igualmente os nossos agradecimentos a todos os docentes que apresentaram candidaturas e que, desta forma, contribuíram para a dinamização da área pedagógica do IPVC”.
O júri desta primeira edição dos Prémios de Boas Práticas Pedagógicas foi constituído maioritariamente por elementos externos aos IPVC, de forma a garantir “o máximo de isenção possível”.
Foi constituído por José Cravino (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Preciosa Fernandes (Universidade do Porto), Sônia Fernandes (Instituto Federal Catarinense – Brasil), Vera Lebre (Instituto Politécnico de Bragança) e presidido por Teresa Gonçalves (IPVC).