Arquivo

Professora do Politécnico de Viana nomeada vice-presidente de organização mundial na área da sustentabilidade

Sara Paiva
Professora do politécnico de viana nomeada vice-presidente de organização mundial na área da sustentabilidade

Sara Paiva, docente na Escola Superior de Tecnológica e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), foi nomeada vice-presidente para a área de Comunicação e Parcerias (Communication and Outreach) da IEEE Smart Cities, a maior organização técnica mundial que trabalha a inovação tecnológica para benefício da humanidade e na resolução de problemas concretos no âmbito da sustentabilidade.

Sara Paiva passa a coordenar toda a área da Comunicação e Parcerias na IEEE Smart Cities. Trata-se de uma unidade que irá agregar, nesta fase inicial, seis comités com propósitos complementares na missão de promover e incrementar a visibilidade da IEEE Smart Cities a nível mundial.

Os seis comités são: Social Media & Communication, Ambassadors, Contests, Intersociety and Outreach, Partnerships, Awards and Recognition.

De entre os objetivos específicos destes comités, realça-se a gestão das redes sociais e website da IEEE SC, a criação de um grupo de embaixadores que promoverão a IEEE SC por todo o mundo, a realização de concursos de âmbito mundial sobre cidades inteligentes, promoção da comunicação entre as diversas sociedades da IEEE SC, estabelecimento de parcerias e definição de formas de reconhecimento de todos aqueles que colaboram com a IEEE SC.

A propósito do Smart Cities Contest 2023, “a cidade de Viana do Castelo, tal como as outras, podem participar e dar a conhecer o seu contributo para a promoção das cidades sustentáveis. O objetivo é que todos possam dar o seu testemunho, criando uma rede de informação e partilha de conhecimento”, descreve Sara Paiva, citada em comunicado do IPVC.

Recentemente, Sara Paiva participou no Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital que, em Viana do Castelo, se dedicou à temática das “Tecnologias Disruptivas”. O Roteiro do INCoDe.2030 teve como finalidade apresentar iniciativas locais e projetos emblemáticos que promovam a capacitação digital em Portugal, por isso, afigurou-se como uma oportunidade de excelência para a então diretora do ADiT-Lab apresentar alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do ensino e da utilização das competências digitais.

“Procurei demonstrar o que o IPVC e o ADiT-Lab têm feito em matéria de competências digitais e o papel que têm assumido, em conjunto com outros parceiros, na promoção das novas tecnologias. Nas várias dimensões de atuação, procuramos capacitar para as competências digitais. O IPVC e o ADiT-Lab são instituições que têm impacto na região e estão envolvidas na comunidade, como é o caso da CIM do Alto Minho, as câmaras e outras entidades públicas e privadas. Estamos envolvidos e empenhados em encontrar soluções para casos práticos da região”, remata Sara Paiva.

Enquanto centro de formação, o IPVC integra o programa nacional “Eu sou digital”, do Plano Nacional de Ação para a Transição Digital, que inclui Capacitação e Inclusão Digital das Pessoas e desenvolvimento de um Programa de Inclusão Digital de Adultos. O Politécnico de Viana do Castelo participa, ainda, no programa “Engenheiras por 1 dia”, que procura desmistificar o papel das engenheiras na sociedade. Na mesma linha, o ADiT-Lab tem atuado na utilização das competências digitais através de vários mecanismos: ensino à comunidade local do Alto Minho sobre o património cultural com recurso às novas tecnologias, numa lógica de promoção do território; prevenção e sensibilização para a redução do lixo marítimo, nomeadamente através do premiado projeto Refill; o recurso a uma plataforma digital para interpretação de linguagem gestual; ou o Viana + Acessível.

Segundo artigo mais citado em 2021

O trabalho desenvolvido por Sara Paiva tem sido reconhecido pelos seus pares e replicado como exemplo por várias entidades com impacto e trabalho desenvolvido na área das tecnologias associadas à sustentabilidade. E sinal disso, em 2021, o artigo “Enabling Technologies for Urban Smart Mobility: Recent Trends, Opportunities and Challenges”, da autoria de Sara Paiva, juntamente com Mohd Abdul Ahad, Gautami Tripathi, Noushaba Feroz e Gabriella Casalino, foi o segundo mais citado na secção “Internet das Coisas”, pelo jornal MDPI Sensors. O artigo debruça-se sobre conceitos como a mobilidade inteligente, a sustentabilidade, as cidades inteligentes e a necessidade de adaptarmos as nossas formas de vida tendo em conta o aumento da população e o impacto que isso causa na nossa própria sustentabilidade, sem esquecer a importância da mobilidade ativa e inclusiva.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministra da coesão territorial visita famalicão

Ministra da Coesão Territorial visita Famalicão

Próximo Artigo
Vai ser possível ver uma "mega chuva de meteoros" durante duas semanas

Vai ser possível ver uma "mega chuva de meteoros" durante duas semanas

Artigos Relacionados