Professora do IPVC ganha prémio nacional com investigação sobre saúde da mulher na gravidez

Conceição Freitas
Foto: IPVC

Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi distinguida, esta terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.

O prémio foi entregue durante o XXVI Congresso Nacional e X Internacional da APEO, que decorreu esta segunda e terça-feira, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto.

O projeto distinguido, ainda em fase de conclusão, intitula-se “Perspetivas maternas sobre a perda gestacional: facilitadores e inibidores no processo de transição”, e centra-se na melhoria dos cuidados prestados a mulheres e famílias que enfrentam a perda de uma gravidez.

“É um tema difícil, sensível, muitas vezes evitado, mas que precisa de ser abordado com mais cuidado e atenção. A maior parte das gravidezes são felizes, mas nem sempre é assim, e essas mulheres e famílias também precisam de ser cuidadas. Há ainda muito por fazer nas nossas instituições”, sublinha Conceição Freitas, citada em comunicado do IPVC, que espera concluir o doutoramento no próximo verão.

Natural de Vila Nova de Gaia e com 27 anos de experiência profissional como enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Conceição Freitas integrou a equipa docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo em janeiro de 2023, após uma longa carreira no Hospital de São João, no Porto.

O Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras pretende “promover e valorizar projetos inovadores que contribuam para a segurança e qualidade dos cuidados prestados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), além de reconhecer o mérito científico e profissional dos seus membros”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados