Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Professora em Ponte de Lima entre os 10 candidatos a melhor professor em Portugal

em

Foto: Facebook de Maria João Passos

A professora Maria João Passos, do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, é uma dos 10 finalistas do “Global Teacher Prize Portugal”, foi anunciado esta quinta-feira. O vencedor, que irá receber 30 mil euros, será conhecido a 16 de maio, ficando nomeado para o concurso internacional.

A professora leciona Matemática e Ciências do 5.º e 8.º anos e destaca-se pela metodologia de ensino com recurso a surfaces com caneta (pen), dos telemóveis e das aplicações educacionais do Office 365, as quais lhe permitem não só inovar, como tornar as disciplinas mais motivadoras para os alunos. Para além disso, tem feito workshops com os encarregados de educação para lhes procurar explicar, a partir da metodologia que utiliza, a forma como podem ajudar os seus filhos a estudar em casa, bem como a aprenderem, dentro do seu próprio ritmo, como explica o Jornal de Notícias (JN), na sua edição online, onde também apresenta a lista dos 10 finalistas.

Maria João Passos é a única professora das escolas dos 24 concelhos da região do Minho entre os candidatos à eleição de melhor professor em Portugal, concurso que recebeu 110 candidaturas.

O Global Teatcher Prize, conhecido como o “Prémio Nobel da Educação”, é promovido, desde 2015, pela Fundação Varkey, do Reino Unido, recebendo o vencedor, a nível mundial, um milhão de dólares (cerca de 820 mil euros, ao câmbio atual). Este é o primeiro ano em que Portugal participa na eleição.

Maria João Passos, natural de Viana do Castelo, formou-se na Escola Superior de Educação do IPVC.

Foto: Facebook do Agrupamento de Escolas de Freixo (2013)

O Agrupamento de Escolas de Freixo já foi, por diversas vezes, distinguido como uma das escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft.

Notícia atualizada às 0h54.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Ponte de Lima

Ponte de Lima investe 3 milhões na redução de perdas de água

Montante aprovado em reunião camarária

em

Foto: DR/Arquivo

A Câmara de Ponte de Lima aprovou um investimento de cerca de três milhões de euros no controlo e redução de perdas de água nos sistemas de distribuição do concelho, informou hoje aquele município.

Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima explicou que aquele investimento resulta “da agregação dos sistemas municipais de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas do Alto Minho”.

O montante aprovado em reunião camarária será aplicado “num conjunto de intervenções relativas à remodelação das redes existentes e aquisição de equipamentos de monitorização e controlo com vista à redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água”.

Aquele investimento, financiado pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), será concretizado pela empresa Águas do Alto Minho.

Em causa está a Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, três – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – chumbaram a constituição daquela parceria.

O investimento, explicou a autarquia na nota hoje enviada à imprensa, “irá promover a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas”.

“A garantia de redução de perdas nos sistemas reveste-se, hoje em dia, de grande importância face à escassez cada vez maior de água sobretudo no nosso país em resultado da exposição que tem às alterações climáticas. A atuação neste domínio, levará a acréscimos de eficiência, não apenas através da redução de perdas de água, mas também da energia utilizada na respetiva produção e transporte, estabelecendo-se desta forma uma melhor relação custo-benefício face ao investimento necessário”, sustentou o município.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Detido por tráfico de droga em Ponte de Lima

Foram ainda constituídos arguidos três indivíduos, com idades compreendidas entres os 21 e os 27 anos

em

Foto: GNR

A GNR deteve, hoje, em Ponte de Lima, um homem de 29 anos, por tráfico de droga e apreendeu 287 doses de estupefacientes, no âmbito de um processo que decorre há cerca de dois anos, informou aquela força policial.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que, os 14 militares da guarda e agentes da PSP envolvidos na operação, realizaram oito mandados de busca, quatro em residências e quatro em viaturas.

Do decurso daquelas diligências foram apreendidas 269 doses de haxixe, 16 de liamba, duas de MDMA, três balanças de precisão, uma réplica de arma de fogo, uma soqueira, uma faca de corte e quatro telemóveis.

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

No decurso da operação foram ainda constituídos arguidos três indivíduos, com idades compreendidas entres os 21 e os 27 anos.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Pulseira eletrónica para homem detido por violência doméstica em Ponte de Lima

Acusado tem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime

em

Foto: DR/Arquivo

A GNR informou hoje que o homem detido no domingo, em Ponte de Lima, por violência doméstica está proibido de contactar a vítima, não podendo aproximar-se a menos de um quilómetro, sendo o controlo efetuado através de pulseira eletrónica.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que a medida de coação foi decretada na segunda-feira, pelo tribunal de Ponte de Lima, após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.

O suspeito, de 46 anos e já com “antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime”, foi detido no domingo, na freguesa de Freixo, em Ponte de Lima, em flagrante delito, na sequência de uma denúncia pelo crime de violência doméstica.

“Os militares dirigiram-se à residência da vítima, uma mulher de 45 anos, tendo apurado que a mesma havia sido ameaçada de morte pelo seu marido. As ameaças à vítima repetiram-se já na presença dos militares, procedendo estes de imediato à detenção do indivíduo”, especifica a nota.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares