Os alunos da EB1 de Rossas, Vieira do Minho, já vão às aulas na quarta-feira, após a garantia de disponibilização de um professor de apoio para a contestada turma mista, informou hoje o presidente da Associação de Pais.
Paulo Magalhães disse que a colocação de um professor de apoio foi hoje prometida pelo delegado no norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, numa reunião em participaram pais e o presidente da Câmara de Vieira do Minho.
“Amanhã [quarta-feira] os alunos já vão às aulas e nós entretanto vamos avaliando como as coisas correm”, referiu.
Os pais dos alunos da EB1 de Rossas têm impedido os filhos de irem às aulas, em forma de protesto contra a constituição de uma turma mista, com 11 alunos do 1.º ano e 15 do 2.º.
Já fecharam a cadeado aquela EB1 e a escola sede do agrupamento.
O presidente da Câmara, António Cardoso, disse que a colocação de um professor de apoio “não é a solução ótima, mas é a solução boa”.
“Na prática, se tudo funcionar bem, os alunos dos dois anos acabarão por ter aulas autónomas e em salas diferentes”, admitiu o autarca.
Cardoso acrescentou que se, entretanto, se matricular mais uma criança no 1.º ou no 2.º ano já serão formadas turmas autónomas, já que “a lei só permite um máximo de 26 alunos por turma”.
Fique a par das Notícias de Vieira do Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui