Raul Fangueiro, professor da UMinho e presidente do Insituto Fibrenamics, foi nomeado para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), por proposta dos Ministros da Educação, Ciência e Inovação, e da Economia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a instituição salienta que “esta nomeação reforça o compromisso de Raul Fangueiro e da Fibrenamics com o avanço da ciência e tecnologia em Portugal e a promoção da sua internacionalização”.
O CNCTI é um órgão consultivo de natureza estratégica que tem como missão colaborar no desenvolvimento do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e a articulação transversal das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Composto por representantes de instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) e de tecnologia, o CNCTI promove o diálogo entre ciência, política e sociedade.
“Raul Fangueiro, com uma vasta experiência em projetos de inovação e transferência de conhecimento, tanto a nível nacional como internacional, irá contribuir para a promoção de políticas que visem o fortalecimento do sistema de inovação em Portugal e o aumento da competitividade das suas empresas. A sua visão integrada da ciência aplicada ao setor industrial, consolidada através dos trabalhos desenvolvidos na Fibrenamics, será uma mais-valia nas discussões e recomendações do CNCTI”, conclui o comunicado.