Produziam 100 quilos de ‘coca’ por semana em Guimarães. Estão acusados de associação criminosa

Tinham laboratório em local isolado
Produziam 100 quilos de 'coca' por semana em guimarães. Estão acusados de associação criminosa
Foto: PJ

O Ministério Público (MP) acusou cinco homens de pertencerem a uma alegada organização criminosa dedicada à transformação em laboratório de pasta de cocaína, no concelho de Guimarães, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP).

Em nota publicada na página da Internet, a PGDP refere que o MP no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Braga (Vila Nova de Famalicão, 1.ª secção) deduziu acusação contra cinco arguidos imputando a todos um crime de associação criminosa e outro de tráfico de estupefacientes agravado.

O MP sustenta que pelo menos desde agosto de 2023 até 10 de novembro de 2023, os arguidos, “com a colaboração de diversos outros indivíduos, numa estrutura organizada, tendo por fim o tráfico de estupefacientes, assente na transformação laboratorial de pasta de cocaína em cloridrato, colocaram quantidades elevadas de produto estupefaciente no mercado”.

Como O MINHO noticiou, o laboratório que produzia mais de 100 quilos de cocaína por semana estava localizado num local isolado da freguesia de Gondomar, em Guimarães, e foi desmantelado pela Polícia Judiciária.

Na altura, foram detidos quatro suspeitos que ficaram em prisão preventiva.

“Indiciou o MP que os arguidos contavam com a colaboração de diversos indivíduos estrangeiros, que transportavam pasta de coca, e outros indivíduos que possuíam capacidade financeira e conhecimentos técnicos para a atividade de produção e/ou transformação de pasta de cocaína em cloridrato (forma final em que este produto estupefaciente é vendido aos consumidores)”, refere a PGDP.

Segundo o MP, a atuação desta organização visava a introdução em Portugal de pasta de cocaína, vinda do Brasil.

Dois dos arguidos estão também acusados de falsificação de documento e um outro de detenção de arma proibida.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Juiz manda para a cadeia jovem de 19 anos detido com mais de 300 doses de droga em braga

Juiz manda para a cadeia jovem de 19 anos detido com mais de 300 doses de droga em Braga

Próximo Artigo
Sindicato de médicos recusa aceitar proposta salarial do governo

Sindicato de médicos recusa aceitar proposta salarial do Governo

Artigos Relacionados