Produtor de Guimarães vendeu 5 mil toneladas de kiwis à Mercadona em 2023

Victor Araújo tinha seis anos quando o pai plantou os primeiros kiwis. Foto: Rui Dias / O MINHO

A empresa vimaranense Kiwigreensun, maior produtor de kiwis da Península Ibérica, vendeu em 2023 cinco mil toneladas deste fruto ao Mercadona, com quem já trabalha há 12 anos.

Os dados foram avançados a O MINHO pela cadeia de supermercados espanhola, que aumentou 49% o volume de compras a fornecedores nacionais, em 2023 face a 2022.

A empresa, que conta já com 49 lojas em território nacional, comprou cerca de 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores comerciais e de serviços, um valor que aumentará em 2024 com a abertura de mais 11 supermercados em Portugal, chegando a dois novos distritos: Guarda, já no próximo dia 16 de maio, e Évora, em outubro.

No distrito de Braga, onde tem já sete supermercados, a Mercadona colabora com a Campicarn, com sede em Famalicão, fornecedor especialista e de referência na produção e transformação de carne de bovino.

Na produção de pastelaria, o fabrico do pão de ló, à venda em todas as lojas em Portugal, fica a cargo da Confeitaria Alvorada, em Guimarães.

“É também a partir do distrito de Braga que todos os dias chegam às lojas os kiwis da empresa Kiwigreensun, o maior produtor deste fruto na Península Ibérica. Este fornecedor, que trabalha com a Mercadona há mais de 12 anos, vendeu em 2023, 5.000 toneladas de kiwis para os supermercados da cadeia”, assinala a cadeia espanhola.

Como O MINHO noticiou, a Kiwigreensun,  dirigida por Victor Araújo, filho do fundador, António João Araújo, processou 14,6 mil toneladas de kiwis e faturou 20 milhões de euros em 2023.

Em comunicado, a Mercadona salienta que as compras a fornecedores portugueses, comerciais e de serviços, têm vindo a aumentar progressivamente desde 2019, altura em que a empresa abriu as primeiras lojas.

Desde então, a Mercadona passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.178 milhões de euros.

“Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português ou à pera rocha do Oeste, a empresa procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e dando a conhecer o que de melhor que se produz em Portugal. Esta aposta tem-se revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta na diferenciação”, salienta a empresa.

Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, refere que “de norte a sul de Portugal é possível encontrar uma vasta diversidade de produtos, desde a pera rocha do Oeste aos lácteos dos Açores”.

“Na Mercadona trabalhamos diariamente para que seja possível encontrar, em todas as secções, um sortido variado e que permita ao ‘Chefe’ [cliente] levar para casa um carrinho de compras de qualidade e à portuguesa. Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”, acrescenta.

A empresa prevê terminar o ano com 60 lojas em Portugal e estar presente em 12 distritos.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados