Produção de energia nas barragens supera média histórica em novembro

Devido à chuva
Produção de energia nas barragens supera média histórica em novembro
Barragem do Alto Lindoso. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O índice de produtibilidade hidroelétrica atingiu 1,05 (média histórica de 1), um valor 5% acima da média para o mês de novembro, devido à chuva, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, hoje divulgados.

Ainda assim, o índice de produtibilidade elétrica foi “condicionado pelas afluências provenientes de Espanha no Douro, que se mantêm muito reduzidas”, apontou a REN.

Com a subida da componente hidroelétrica, a produção renovável abasteceu 58% do consumo de eletricidade, em novembro, com os índices de produtibilidade eólica e solar a situarem-se, respetivamente, em 0,96 e 1,00 (média histórica de 1).

Já a produção não renovável foi responsável pelo abastecimento de 35% do consumo de eletricidade e o saldo importador abasteceu os restantes 7% do consumo, o valor mais baixo registado este ano.

No mês em análise, o consumo de energia elétrica registou uma contração de 2,4%, face ao mesmo mês do ano passado, justificada pelas temperaturas acima da média.

Com correção do efeito da temperatura e do número de dias úteis, verificou-se uma evolução homóloga positiva de 2%, enquanto no acumulado de janeiro a novembro, a evolução acumulada anual fixou-se em 2,2%, ou 2,6% com correção de temperatura e dias úteis.

No acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica é de 0,46, o de produtibilidade eólica 0,97 e o de produtibilidade solar 1,08 (média histórica de 1).

Entre janeiro e novembro, a produção renovável abasteceu 45% do consumo, repartida pela eólica com 24%, a hidroelétrica com 9%, a biomassa com 7% e a fotovoltaica com 5%.

Já a produção a gás natural abasteceu 34% do consumo, enquanto o saldo importador assegurou 21%.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Uminho é a universidade portuguesa com mais pedidos de patentes

UMinho é a universidade portuguesa com mais pedidos de patentes

Próximo Artigo
Zelesky reafirma recusa em assinar acordo de paz com rússia

Zelesky reafirma recusa em assinar acordo de paz com Rússia

Artigos Relacionados