Foi hoje inaugurado o monumento de homenagem à Procissão da Burrinha, em São Victor, Braga, num trabalho de Alberto Vieira.
A iniciativa, levada a cabo pela Junta de Freguesia de São Victor, é “uma forma simbólica de homenagear todos aqueles que edificaram e continuam a fazer parte da nova versão do Cortejo Bíblico Vos Sereis o Meu Povo, e é um tributo que a comunidade de S. Victor lega a todas as pessoas que se deixam envolver pelas celebrações da Semana Santa de Braga”.
A inauguração decorreu este sábado, no adro da Igreja de São Victor, por ser o Dia de São Victor no calendário católico.
O cortejo “Vós Sereis Meu Povo”, popularmente chamado de Procissão da Burrinha, surge como “evocação da procissão de Nossa Senhora das Angústias que marcou o quotidiano da freguesia desde a segunda metade do século XVIII e que integrava uma imagem de Nossa Senhora montada numa burrinha, que a tornou numa das mais populares da cidade de Braga”.
Em 2024 não se realizou por causa do mau tempo.
Este ano, a procissão realiza-se na terça-feira, 15 de abril.
Com vários interregnos e retomada no final do século passado, centrou-se na narrativa da história da Salvação, desde Abraão até Jesus Cristo. Um dos últimos quadros repete a tradicional “Fuga para o Egito”, com a representação de Nossa Senhora da “burrinha”, o quadro mais apreciado pelas pessoas que assistem.
O cortejo sai da Igreja de S. Victor e segue pela Avenida Central até ao Largo de S. Francisco, percorre Rua dos Capelistas até ao Jardim de Santa Bárbara e regressa pela Rua do Souto, de volta ao ponto de partida.