Arquivo

Prisão efetiva para traficante que vinha do Porto fazer negócio a Braga

Usava uma casa devoluta no Picoto
Prisão efetiva para traficante que vinha do porto fazer negócio a braga
Foto: DR / Arquivo

O Tribunal de Braga condenou a cinco anos e dois meses de prisão efetiva um homem de 20 anos pela prática dos crimes de tráfico de droga e outras atividades ilícitas, assim como posse de arma proibida.

André S., residente em Rio Tinto, Gondomar, distrito do Porto, foi apanhado, ao início do dia 13 de dezembro de 2024, pela PSP de Braga numa casa, a número 43, no bairro social do Picoto, na posse de 287 pedras de crack, 73 gramas de haxixe e sete gramas de heroína.

Numa busca domiciliária à residência, a Brigada anti-crime da Polícia apreendeu-lhe, ainda, 32.500 euros em notas, 118 em moedas e uma pistola de calibre 6.35 milímetros. Este dinheiro e a pistola vão, agora, reverter a favor do Estado.

O acórdão judicial dá como provado que, pelo menos, desde outubro de 2024 até dezembro de 2024, o arguido dedicou-se à venda a terceiros de substâncias estupefacientes, designadamente cocaína, heroína e canábis, mediante contrapartida monetária ou outra.

Acrescenta que “desenvolveu essa atividade a partir de uma casa devoluta (casa 43), sita no Bairro Social do Picoto, em Braga, a qual se encontrava emparedada pela empresa municipal responsável pela habitação social na cidade de Braga – BragaHabit”.

Diz, ainda, que o arguido abastecia-se dos produtos estupefacientes no Bairro da Pasteleira, no Porto, após o que os transportava para a cidade de Braga, para proceder à sua venda aos consumidores, na casa devoluta, do Bairro do Picoto.

Acrescenta que, “recrutava toxicodependentes para ‘vigiarem’ a porta de entrada e eventuais movimentações policiais.

Tem antecedentes criminais

O arguido tem antecedentes criminais pela prática de crimes da mesma natureza. Encontra-se em prisão preventiva em Leiria onde vai ficar até ao trânsito em julgado da sentença.

Contactado por O MINHO, o advogado João Ferreira Araújo, com escritório em Braga e que defende o arguido, disse que vai estudar o acórdão, após o que decidirá se vai ou não recorrer para o Tribunal da Relação de Guimarães.

O bairro do Picoto é um dos três de propriedade do Município de Braga, conjuntamente com os de Santa Tecla e das Enguardas, em que o tráfico de droga é frequente.

Em novembro, e conforme O MINHO noticiou, o Tribunal Judicial de Braga condenou 17 pessoas por tráfico de droga, dez das quais usavam, para o fazer, três apartamentos do bloco 3, entrada 7, do bairro social de Santa Tecla, e que serão despejados pela empresa municipal BragaHabit – no quadro do regulamento em vigor – se o acórdão judicial transitar em julgado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Incendiário de 18 anos detido em viana do castelo

Incendiário de 18 anos detido em Viana do Castelo

Próximo Artigo
Espetáculo de fernando alvim angaria 1. 700 euros para bombeiros de braga

Espetáculo de Fernando Alvim angaria 1.700 euros para bombeiros de Braga

Artigos Relacionados