O primeiro navio oceânico integralmente construído nos estaleiros de Viana do Castelo continua às voltas pelo mundo, destacando-se este fim de semana na costa da península da Escandinávia, numa visita pelos afamadíssimos fiordes da Noruega.
- Anúncio -
O roteiro foi dado a conhecer por Mário Ferreira, proprietário da Mystic Invest (e da MediaCapital, dona da TVI e CNN Portugal), com uma nota nas redes sociais onde mostra a passagem do navio pela atração nórdica.
Ao que O MINHO Apurou junto do sistema universal de identificação automática do tráfego marítimo, o navio encontrava-se, pelas 10:30 deste domingo, atracado no porto de Leknes, no centro das ilhas Lofoten, no Norte da península, junto ao Mar da Noruega.
Aquando da inauguração do MS World Explorar, o primeiro numa linha de, pelo menos, cinco navios de expedição encomendados pelo empresário aos estaleiros de Viana, foi referido pelo então Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, que “em Portugal, há 45 anos que não era construído um navio com as dimensões do MS World Explorer”.


Mário Ferreira referiu, na altura, que o paquete – que recebeu como madrinha Carla Bruni, ex-modelo e mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy – , tem “126 metros de comprimento, 19 metros de largura e 4,7 metros de calado, oito pisos, sendo que seis são para os passageiros”.
Adiantou que “o navio foi construído por 3.500 trabalhadores das mais diversas especialidades, de 32 nacionalidades, sendo que na construção do casco foram despendidas 800 mil horas de trabalho”.


“Foi preciso unir 75.250 peças, como num puzzle, foram necessárias 2.860 toneladas de aço, usados mais de 500 quilómetros de fios”, especificou, sendo que “os primeiros cinco anos do navio estão já vendidos”.
O navio‘MS World Explorer tem capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes.