Seguir o O MINHO

País

Primeiro estudo serológico concluído no final de julho

Anunciou Marcelo Rebelo de Sousa

em

Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Presidencia.pt / Arquivo

O Presidente da República anunciou hoje que o primeiro estudo serológico sobre a imunidade da população portuguesa em relação ao novo coronavírus “estará pronto no final de julho”.

Em declarações aos jornalistas, no final da décima reunião sobre a evolução da covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que “se seguirão um estudo a cinco meses e sucessivos estudos de três em três meses”.

“Também foi dado conta de um estudo epidemiológico que levará mais longe o aprofundamento da comparação da situação socioeconómica e de atividades socioeconómicas entre as várias regiões”, acrescentou.

O chefe de Estado referiu que o indicador de transmissão do novo coronavírus baixou e “o R nacional encontra-se em 0,8, no último cálculo, e na região de Lisboa e Vale do Tejo em 0,7”.

“Olhando para os últimos dias o que foi dito é que há uma estabilização e uma tendência, embora ligeira, de aparente descida, porventura fruto das medidas tomadas, sendo embora muito cedo para fazer uma avaliação definitiva”, relatou Marcelo Rebelo de Sousa.

Populares