Seguir o O MINHO

Desporto

Surfista invisual de Viana vai receber Campeonato da Europa em casa

Jovem vianense Marta Jordão Paço deve ser uma das participantes

em

Fotos: Divulgação / MEO Beachcam

No mês de maio, Viana do Castelo vai receber o Campeonato Europeu de Surf Adaptado (Eurosurf Adaptive 2019), sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar em Portugal e na Europa. Foi assinado o protocolo entre a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf (FPS), Surf Clube de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para que a Praia do Cabedelo acolha o campeonato entre 20 e 26 de maio.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

Quem deverá marcar presença neste campeonato é a atleta vianense Marta Jordão Paço. A jovem, de 13 anos de idade, cega de nascença, conquistou, no passado mês de dezembro, a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A atleta formada no Surf Clube de Viana fez do leque restrito de três portugueses que participaram neste campeonato do mundo.

Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019 o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela Câmara Municipal, chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

Surfista invisual de Viana conquista medalha de bronze no Campeonato do Mundo

Na cerimónia da assinatura do contrato estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surf Clube de Viana, o comandante da Capitania de Viana do Castelo, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDV) e ainda o vereador do desporto da autarquia vianense.

A assinatura aconteceu no mesmo fim-de-semana em que Viana do Castelo foi palco do Campeonato Nacional de Surf Esperanças sub-16 e sub-18.

Anúncio

Futebol

Euro2020: Cristiano Ronaldo admite que tem jogado limitado

Vai disputar o seu quinto campeonato da Europa de futebol

em

Foto: Divulgação

O internacional português Cristiano Ronaldo mostrou-se hoje “muito feliz” por poder disputar o seu quinto campeonato da Europa de futebol e admitiu que tem jogado como limitações físicas nas últimas três semanas.

“É um orgulho representar a minha seleção, ainda por cima com golos. Qualificámo-nos, era o que queríamos mais. Sabíamos que tínhamos de ganhar estes dois jogos e estou muito feliz por a equipa ter ganhado e conseguido a qualificação. Vai ser o meu quinto Europeu e estou muito feliz por isso”, afirmou Ronaldo.

O avançado falava aos jornalistas na zona mista do Estádio Josy Barthel, no Luxemburgo, onde a seleção nacional venceu por 2-0, com golos de Bruno Fernandes e do ‘capitão’, e confirmou o apuramento para o Euro2020 de futebol.

“É difícil jogar nestes campos, um campo de batatas. Não sei como é possível seleções deste nível jogarem em campos assim. O espetáculo não foi bonito, mas fizemos o nosso trabalho. O objetivo era passar”, observou o ‘7’ luso.

Ronaldo considerou que na fase final do Europeu “os candidatos são sempre os mesmos” e salientou mesmo que o estatuto de detentor do troféu não coloca Portugal entre os favoritos.

“Somos uma seleção difícil de bater, uma seleção que vai para o Europeu tentar ganhar outra vez, mas acho que favoritos são todos os outros”, referiu.

Com o tento no Luxemburgo, o avançado da Juventus chegou ao 99.º ao serviço da seleção nacional, sendo que o 100.º “vai aparecer de uma forma natural”, tal como os restantes recordes que tem em ‘mira’: “Todos os recordes são para bater e vou bater esses recordes. Vão acontecer de uma forma natural”.

Por outro lado, o avançado da Juventus comentou as dificuldades físicas que tem sentido nas últimas semanas e que o obrigaram a jogar condicionado, tendo afastado qualquer polémica com o treinador dos ‘bianconeri’, Maurizio Sarri, que o substituiu aos 55 minutos do jogo com o AC Milan.

“Nas últimas três semanas tenho vindo a jogar limitado. Não houve polémica, vocês é que gostam de a criar. Não gosto de ser substituído, ninguém gosta. Tentei ajudar a ‘Juve’ mesmo jogando lesionado. Nestes jogos da seleção, também não estava a 100% e continuo a não estar. Quando é para me sacrificar pelo clube e pela seleção, faço-o com todo o orgulho, porque sei que havia muito em disputa”, adiantou aos jornalistas.

De resto, Ronaldo lembrou que “é raro” lesionar-se e foi perentório na explicação: “O Inter está a fazer muita pressão à Juventus [na Serie A]. Não podemos ser moles, estamos dois pontos à frente [na classificação] e, se empatamos ou perdemos, eles passam-nos. Sacrifiquei-me em prol da equipa. Aqui [na seleção], não ganhando um dos dois jogos podíamos estar fora. Sacrifiquei-me também”.

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, venceu hoje por 2-0 no Luxemburgo, na última ronda do Grupo B, tendo conseguido o apuramento ainda antes do final do encontro, face ao empate da Sérvia.

Bruno Fernandes, aos 39 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 86, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, que vai marcar presença no Europeu pela oitava vez, e sétima consecutiva, desde 1996.

Portugal garantiu o segundo lugar do Grupo B, com 17 pontos, contra 20 da Ucrânia, que já estava apurada e empatou 2-2 na Sérvia (terceira, com 14), ainda com hipóteses de qualificação via ‘play-off’. O Luxemburgo somou quatro pontos e a Lituânia um.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga triunfa em Santarém e alcança sexta vitória consecutiva na Liga

Campeonato nacional feminino

em

Foto: Divulgação / SC Braga

O Sporting Clube (SC) de Braga venceu (0-4), esta tarde de domingo, o CA Ouriense, em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato nacional feminino de futebol (Liga BPI).

As gverreiras do Minho chegaram ao triunfo com golos de Vanessa (40′ e 90′), Jana (63′) e Macchia (91′).

Com este resultado, as bracarenses mantém-se no terceiro lugar, com 18 pontos, empatadas com o Sporting, que ocupa a segunda posição.

O SL Benfica lidera invicto, com 21 pontos.

Continuar a ler

Futebol

Euro2020: Costa felicita seleção e acredita que mostrará força para revalidar título

Apuramento para o Euro2020

em

Foto: Divulgação

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje a seleção portuguesa de futebol pelo apuramento direto para a fase final do Euro2020 e mostrou-se convicto de que Portugal mostrará força para tentar revalidar o título europeu.

O chefe do Governo deixou esta mensagem na sua conta oficial na rede social Twitter, depois de Portugal ter vencido o Luxemburgo por 2-0, com golos de Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, na última ronda do Grupo B da fase de qualificação para o Europeu de 2020.

“Parabéns a todos os jogadores e equipa técnica da seleção de Portugal pelo apuramento direto para o Euro2020. Acredito que a nossa seleção mostrará mais uma vez a sua força e determinação para tentar revalidar o título europeu”, escreveu o primeiro-ministro.

Com a vitória de hoje no Luxemburgo, a seleção portuguesa de futebol, campeã europeia em título, ficou em segundo lugar no Grupo B, apurando-se diretamente para a fase final do Euro2020.

A seleção portuguesa irá marcar presença numa fase final de um campeonato da Europa de futebol pela oitava vez, sendo a sétima consecutiva desde 1996

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares