Seguir o O MINHO

Desporto

Surfista invisual de Viana vai receber Campeonato da Europa em casa

Jovem vianense Marta Jordão Paço deve ser uma das participantes

em

Fotos: Divulgação / MEO Beachcam

No mês de maio, Viana do Castelo vai receber o Campeonato Europeu de Surf Adaptado (Eurosurf Adaptive 2019), sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar em Portugal e na Europa. Foi assinado o protocolo entre a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf (FPS), Surf Clube de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para que a Praia do Cabedelo acolha o campeonato entre 20 e 26 de maio.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

Quem deverá marcar presença neste campeonato é a atleta vianense Marta Jordão Paço. A jovem, de 13 anos de idade, cega de nascença, conquistou, no passado mês de dezembro, a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A atleta formada no Surf Clube de Viana fez do leque restrito de três portugueses que participaram neste campeonato do mundo.

Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019 o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela Câmara Municipal, chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

Surfista invisual de Viana conquista medalha de bronze no Campeonato do Mundo

Na cerimónia da assinatura do contrato estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surf Clube de Viana, o comandante da Capitania de Viana do Castelo, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDV) e ainda o vereador do desporto da autarquia vianense.

A assinatura aconteceu no mesmo fim-de-semana em que Viana do Castelo foi palco do Campeonato Nacional de Surf Esperanças sub-16 e sub-18.

Anúncio

Desporto

Franceses campeões do mundo de Downhill treinam em Ponte de Lima

Preparação da nova temporada

em

Foto: DR / Arquivo

A pista de Downhill do Bike Park de Ponte de Lima foi selecionada como “training camp” da elite mundial de Downhill, com vista à preparação da próxima temporada, que tem início em março deste ano.

No próximo fim-de-semana, a equipa campeã do mundo “Specialized Gravity” chega a Ponte de Lima com Loïc Bruni, o campeão mundial de BTT Downhill em título.

O atleta francês, que fez história ao ganhar três medalhas de ouro consecutivas no campeonato mundial, estará em treinos no Bike Park, a partir da próxima semana.

Ponte de Lima, foi também escolhida pela “Commencal Vallnord Team”, trazendo os seus atletas,Amaury Pierron, vice-campeão do mundo de 2019, Myriam Nicole e o júnior campeão do mundo.

O espaço havia já acolhido, na semana passada, o n.º 6 do ranking mundial, Laurie Greenland, da “MS Mondraker”. O corredor de 21 anos, confessa-se fã da pista limiana, revelando planos para voltar.

Situado entre as freguesias de Estorãos e Cabração em plena Serra D’Arga, o parque oferece ainda vários serviços para a prática de bicicleta de montanha, desde DownHill, Cross Country, Enduro, ou passeios turísticos.

Continuar a ler

Futebol

Vitória procura manter-se na perseguição ao rival minhoto

17.ª jornada da I Liga

em

Foto: Twitter

O Vitória SC procura, este sábado, na receção ao Santa Clara, manter-se na perseguição ao Sporting de Braga, quinto classificado da I Liga portuguesa de futebol, em jogo da 17.ª jornada.

Na ronda que encerra a primeira volta do campeonato, o Vitória, sexto colocado da prova, com 22 pontos, recebe a formação açoriana, 13.ª com 17, a partir das 15:30.

Em caso de triunfo, os vimaranenses repõem a diferença de dois pontos para os rivais minhotos, agora com 27, depois de na sexta-feira terem batido o FC Porto, por 2-1, no Estádio do Dragão.

À mesma hora, a Vila das Aves será o palco do embate entre os dois últimos, Desportivo das Aves e Portimonense, equipas que não vencem há três e quatro jogos, respetivamente.

Em caso de triunfo, os algarvios, com 14 pontos, deixam, provisoriamente, a zona de despromoção, algo que os avenses, com apenas seis, não podem almejar.

Nos outros dois jogos do dia, o Tondela recebe o Moreirense, a partir das 18:00, enquanto o Belenenses SAD será anfitrião do Vitória de Setúbal, numa partida que marca a estreia de Petit no comando técnico dos lisboetas.

Na sexta-feira, o Benfica reforçou a liderança da I Liga, ao vencer por 2-0 o dérbi com o Sporting, tendo agora sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, que perdeu na receção ao SC Braga, por 2-1.

Programa da 17.ª jornada:

– Sexta-feira, 17 janeiro:

FC Porto – SC Braga, 1-2.

Sporting – Benfica, 0-2.

– Sábado, 18 janeiro:

Desportivo das Aves – Portimonense, 15:30.

Vitória SC – Santa Clara, 15:30.

Tondela – Moreirense, 18:00.

Belenenses SAD – Vitória de Setúbal, 20:30.

– Domingo, 19 janeiro:

Paços de Ferreira – Gil Vicente, 15:00.

Famalicão – Marítimo, 17:30.

Rio Ave – Boavista, 20:00.

Continuar a ler

Futebol

Bis de Rafa (Benfica) deixa Braga a dois pontos do Sporting

I Liga

em

Foto: DR

Dois golos de Rafa garantiram, esta sexta-feira, a vitória do Benfica no terreno do Sporting, por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os ‘encarnados’ a aumentarem a vantagem na liderança do campeonato.

O internacional português, que tinha entrado em campo no decorrer da segunda parte, marcou o primeiro golo do jogo aos 80 minutos e aumentou a vantagem aos 90+9, garantindo os três pontos para o Benfica, que termina a primeira volta com 19 pontos de vantagem sobre o Sporting.

O Benfica, que somou a 14.ª vitória consecutiva na prova, lidera o campeonato com 48 pontos, aumentando para sete a vantagem sobre o FC Porto, que perdeu hoje com o SC Braga, enquanto o Sporting mantém o quarto lugar, com 29 pontos, mais dois que os bracarenses.

Continuar a ler

Populares