Seguir o O MINHO

Desporto

Surfista invisual de Viana vai receber Campeonato da Europa em casa

Jovem vianense Marta Jordão Paço deve ser uma das participantes

em

Fotos: Divulgação / MEO Beachcam

No mês de maio, Viana do Castelo vai receber o Campeonato Europeu de Surf Adaptado (Eurosurf Adaptive 2019), sendo esta a primeira vez que a prova se vai realizar em Portugal e na Europa. Foi assinado o protocolo entre a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf (FPS), Surf Clube de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para que a Praia do Cabedelo acolha o campeonato entre 20 e 26 de maio.


Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

Quem deverá marcar presença neste campeonato é a atleta vianense Marta Jordão Paço. A jovem, de 13 anos de idade, cega de nascença, conquistou, no passado mês de dezembro, a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A atleta formada no Surf Clube de Viana fez do leque restrito de três portugueses que participaram neste campeonato do mundo.

Atualmente, são 12 os jovens com necessidades especiais que frequentam as aulas de surf do clube vianense. No que toca à inclusão pelo desporto, no primeiro trimestre do ano letivo 2018/2019 o projeto “Náutica para Todos”, promovido pela Câmara Municipal, chega a 6 agrupamentos escolares, abrangendo um total 39 alunos. A iniciativa inclusiva nasceu em 2016/2017, como parte integrante do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares de expressão físico motora de atividades adaptadas em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos assenta na interação entre o município, a APPACDM e os agrupamentos de escolas.

Surfista invisual de Viana conquista medalha de bronze no Campeonato do Mundo

Na cerimónia da assinatura do contrato estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Surf Clube de Viana, o comandante da Capitania de Viana do Castelo, o diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDV) e ainda o vereador do desporto da autarquia vianense.

A assinatura aconteceu no mesmo fim-de-semana em que Viana do Castelo foi palco do Campeonato Nacional de Surf Esperanças sub-16 e sub-18.

Anúncio

Futebol

FC Porto e Benfica disputam Supertaça no Estádio Municipal de Aveiro

Supertaça Cândido de Oliveira

em

Foto: DR

O FC Porto e o Benfica vão disputar a Supertaça no Estádio Municipal de Aveiro em 23 de dezembro, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os ‘dragões, vencedores da I Liga e da Taça de Portugal, defrontam os finalistas vencidos da Taça pelo direito de erguer a Supertaça, que habitualmente abre a temporada futebolística em Portugal, mas foi este ano adiada devido à pandemia de covid-19.

Nesse mesmo estádio vão decorrer outros dois jogos relativos a provas da FPF, com o dia 13 de dezembro a albergar a final da Taça feminina de 2019/20, entre Benfica e Estoril Praia ou Sporting de Braga, seguido da final da Taça da Liga feminina, de novo entre as ‘águias’ e o Sporting de Braga, no dia 16.

Segundo a FPF, esta última data pode ainda ser alterada “dependendo do desempenho da equipa do Benfica na Liga dos Campeões feminina”, passando o jogo para o dia 06 de janeiro de 2021.

Continuar a ler

Futebol

Equipa do Famalicão “está pronta para ser muito forte”

João Pedro Sousa

em

Foto: DR

O treinador do Famalicão salientou hoje a importância da paragem da I Liga portuguesa de futebol para preparar a equipa e garantiu que o grupo “está pronto para ser muito forte”.

João Pedro Sousa disse estar à espera de dificuldades na partida com o Farense, último classificado, ainda sem pontos, mas garantiu que a equipa parte para o jogo “com uma grande ambição”.

“As últimas semanas foram muito importantes para nós, não só por ter fechado a janela de transferências, mas foram duas semanas importantes para recuperarmos jogadores que vinham de lesão, outros que necessitam de melhorar os índices físicos e, portanto, estamos muito fortes e precisamos de competir. Sabemos que é um adversário forte, independentemente de sabermos que precisa de ganhar, a nossa ambição é muito grande. Estamos prontos para sermos uma equipa muito forte, independentemente do adversário”, frisou o técnico.

O técnico famalicense revelou-se ainda muito satisfeito com as contratações e afirmou que agora conta com “um plantel forte e com várias soluções”.

“Com a exceção do Anderson, que recupera da intervenção cirúrgica, todos estão disponíveis. Estou muito contente com a forma como o mercado fechou para nós. Não escondemos que nos atrasámos um pouco, negócios que se atrasaram um pouco no tempo, mas nós, Famalicão, temos esta regra, se não era isso que queríamos, não podíamos avançar para os negócios. Temos um plantel forte, eu tenho várias soluções para as diversas posições, com jogadores com grande polivalência e que nos dão garantias”, vincou.

João Pedro Sousa disse ainda estar muito satisfeito com a renovação de Gustavo Assunção, um jogador que defende “ser à imagem do clube”.

“O Gustavo é um jogador à imagem deste clube, um profissional 24 horas por dia, com enorme ambição e fiquei muito contente por ele e pelo clube. É a referência do nosso clube. A renovação está feita, mas foi o que eu disse ao Gustavo, o próximo passo é jogar num clube maior, porque ele tem muita qualidade para isso. Porém, sublinho, não é só o Gustavo, há muitos que podem chegar a esse patamar”, salientou.

O Famalicão, sétimo classificado, com quatro pontos, desloca-se este domingo ao Algarve para defrontar o Farense, último classificado, sem pontos, numa partida da 4.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Continuar a ler

Futebol

Treinador do Tondela diz ter equipa capaz de vencer Gil Vicente

I Liga

em

Foto: Imagem Tondela

O treinador Pako Ayestarán atestou hoje a capacidade do Tondela para vencer no terreno do Gil Vicente, no sábado, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

“O importante é dar o rendimento adequado no dia e esperamos demonstrar amanhã [no sábado] o rendimento adequado, porque estamos capacitados para o fazer, porque vejo os jogadores a evoluir de dia para dia, individualmente e em equipa”, assumiu Pako Ayestarán.

Na antevisão ao jogo da quarta ronda, marcado para o Estádio Cidade de Barcelos, às 15:30, o técnico espanhol afirmou que as duas semanas de interrupção do campeonato, para jogos das seleções, “correram muito bem”.

“Tivemos alguns jogadores com compromissos com as suas seleções, mas isso não afetou o nosso plano de trabalho e fizemos um jogo frente ao Vitória SC porque sabemos da importância de manter o ritmo do jogo e foi uma boa oportunidade para alguns jogadores que tinham menos minutos”, contou.

Pako Ayestarán explicou que só o argelino Abdel Medioub regressou com queixas nas costas, “de todos os jogadores que voltaram das seleções.

O técnico espanhol elogiou o próximo adversário, realçando que os minhotos ainda não sofreram qualquer golo no campeonato, apesar de terem menos um jogo, devido ao adiamento da visita ao Sporting, da primeira jornada, para 28 de outubro.

“Sabemos que jogamos com uma equipa que ainda não perdeu e que está num grande momento. Tem uma linha defensiva adequada e em transição é muito complicado, então nós temos de tentar impor o nosso jogo, sermos nós próprios”, assumiu.

Pako Ayestarán advertiu que “a competição não dá trégua” e, neste sentido, admitiu que o Tondela tem de “evoluir mais rápido e ser capaz de competir” para “conseguir um bom resultado” e a primeira vitória nesta época.

O Tondela, 17.º e penúltimo classificado, com um ponto, visita o Gil Vicente, nono com quatro pontos, no sábado, a partir das 15:30, num encontro que vai ser arbitrado por Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.

Continuar a ler

Populares