Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Primark em Tui? TGV em Valença? Afinal, não. Foi ‘Dia dos Santos Inocentes’ em Espanha

‘Dia das Mentiras’

em

Foto: DR / Arquivo

Nem a Primark vai abrir uma nova loja na Galiza, junto à fronteira portuguesa, até finais de 2020, nem será iniciada a construção de uma estação de comboios de alta velocidade em Valença para unir o Minho à Galiza. Ambos os anúncios foram feitos pelo portal de informação Infomiño, mas tudo não passou de uma partida do “Dia dos Santos Inocentes”.

Um pouco por toda a Espanha, e em alguns países da América do Sul, o dia 28 de dezembro serve para “pregar pequenas partidas”, entre mentiras e “prendas atípicas”. E aquele portal de informação resolveu pregar com economia e transportes que envolvem Portugal.

Em declarações a O MINHO, o portal de informação confirma as “fake news”, apontando-as, precisamente, como “bromas” do Día de los Santos Inocentes.

De acordo com o portal Desbravando Madrid, esta é uma das “tradições mais populares e divertidas do Natal espanhol”, onde “até os próprios meios de comunicação costumam participar nestas partidas e difundir alguma notícia falsas”.

“Diz-se também que neste dia não se deve emprestar nada a ninguém, já que a pessoa a quem emprestamos as coisas é livre de se considerar o legítimo dono e apropriar-se dos bens. E quando fores pedir as coisas de volta podes sempre ouvir um Inocente palomita que te dejaste engañar, sabiendo que en este día nada se puede prestar, explica a fonte.

É, também, habitual colar um boneco branco, feito de papel, nas costas das pessoas, criando-se assim uma inocentada.

Em Portugal, a celebração mais parecida é no primeiro dia do mês de abril, o Dia das Mentiras.

Populares