As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera agravaram-se em relação à passagem da Depressão FIEN por território nacional nos próximos dias, sendo esperada a queda de neve em cotas de 500 metros, anunciou aquele instituto em comunicado enviado ao final desta noite às redações.
- Anúncio -
O IPMA recorda que já a partir de segunda-feira, dia 16, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão FIEN, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar.
O instituto prevê para terça-feira a possibilidade de queda de neve até a um limite mínimo de 500 metros a partir do final da tarde, “podendo acumular quantidades significativas no solo”.
Ontem a previsão apontava para os 600, fazendo uma grande diferença, uma vez que os pontos mais altos das zonas urbanas, como Sameiro (Braga) e Penha (Guimarães), estão entre essas duas medidas.
A partir desta segunda-feira, também o vento de oeste/noroeste soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h.
A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada terça e quarta-feira com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.
A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.
O IPMA salienta que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.