Seguir o O MINHO

Região

PNPG: Vem aí (mais) neve a partir de quinta-feira

Meteorologia

em

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A descida da temperatura mínima a partir de quarta-feira, na região do Minho, poderá provocar queda de neve em vários picos da região, conforme previsões de sites de meteorologia.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê uma baixa das temperaturas mínimas a partir do meio da próxima semana, com os termómetros a descerem aos 2 graus em algumas localidades, como é o caso de Vieira do Minho, no distrito de Braga.

Nas regiões montanhosas do Parque Nacional Peneda Gerês, as temperaturas mínimas podem atingir valores negativos já na madrugada de quinta para sexta-feira, sendo esperada queda de neve em Castro Laboreiro (Melgaço), nas serras do Soajo (Arcos de Valdevez), e um pouco por todo o maciço do Gerês até Pitões das Júnias, já no distrito de Vila Real.

De acordo com a publicação Meteo Trás os Montes, esta descida de temperatura deve-se a uma “entrada polar” que poderá trazer acumulação de neve até 50 centímetros na zona do Gerês (mais do que na Serra da Estrela), embora ainda careça de confirmação oficial. A publicação vai mais longe e aponta que poderá cair neve em zonas mais urbanas do distrito de Trás os Montes, como Bragança e Vila Real.

Na passada sexta-feira, alguns destes locais já mencionados acordaram com o topo de algumas montanhas pintado de branco. Foi a primeira neve de 2019 no Minho.

Anúncio

Aqui Perto

Bruxas voltam a invadir Montalegre nesta sexta-feira 13

Sexta 13

em

Foto: Divulgação

Montalegre prepara-se para receber um dos eventos maiores do concelho – a última sexta-feira 13 do ano -, esperando receber milhares de pessoas. O programa deste ano mantém as célebres bruxas com as suas poções mágicas, para além de mezinhas e curas para os enfermos.

O programa arranca ao final da manhã e prolonga-se “pela noite dentro”, com a queimada realizada pelo padre Fontes, que junta bebidas com aguardente, limão, maçã, canela e açucar, a melhor mistura para “expulsar os males”, a ser o principal destaque.

Está ainda marcada uma sessão piromusical, para além de bastante animação de rua e concertos, isto já por volta das 01:00 de sábado.

Este ano, a noite das bruxas conta com apoio financeiro do Turismo de Porto e Norte de Portugal, por se tratar de um evento com interesse turístico para a região entre Minho e Trás-os-Montes.

“Em cada edição, o município investe entre 150 mil euros a 180 mil euros. É um contributo que vem sempre em boa hora, mas, mais importante que o valor monetário, é o reconhecimento de que este é um evento com carisma e é mobilizador”, frisou Orlando Alves, presidente da autarquia.

Continuar a ler

Braga

Atenção, Braga: Parada de Natal cancelada devido ao mau tempo

Atividades em espaços interiores mantêm-se

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A chuva prevista para o próximo domingo levou a Câmara de Braga a cancelar a Parada de Natal, que fica ainda sem data para se realizar. Esta é já a segunda vez em três anos que este evento tem de ser adiado/cancelado devido ao estado do tempo.

No entanto, a programação que decorre em espaços interiores irá manter-se, sublinha a autarquia.

Programa de 15 de dezembro

11:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “Mãos de Sal”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora
Público-alvo: maiores de 03 anos | Duração: 50’

11:00 | Avenida Central
ESTÁTUA VIVA “Cartoonette”, por Ita Branco

12:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “(Es)Trasgos de Natal”, pelos Três Irmãos
Público-alvo: infantojuvenil| Duração: 30’

15:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
CIRCO DE MALABARES E MAGIA “Natal para Todos”, pelos Malatitsch e Sons da Suévia

16:00 | Tenda de Natal
ANIMAÇÃO MUSICAL, pelos Funk You Brass Band

16:00 | Avenida Central
ESTÁTUA VIVA “Cartoonette”, por Ita Branco

16:30 | Tenda de Natal – Avenida Central
ESPETÁCULO DE DANÇA “The Christmas Broadway Ladies”, pela Companhia Backstage

17:00 | Tenda de Natal – Avenida Central
TEATRO “Mãos de Sal”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora
Público-alvo: maiores de 03 anos | Duração: 50’

18:00 | Igreja senhora-a-Branca
CONCERTO DE NATAL, pelos Vozes de Braga

21:30 | Tenda de Natal – Avenida Central
CONCERTO “Harmonia de Natal”, pela Banda Musical de Cabeiros

Continuar a ler

Braga

Polícia e bombeiros resgatam mulher encarcerada em Braga

Choque em cadeia

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um acidente que envolveu três carros, esta noite de quinta-feira, na rotunda junto ao McDonald’s, em Gualtar, cidade de Braga, provocou um ferido, apurou O MINHO no local.

O choque ter-se-á dado na sequência de uma travagem do carro da frente. A condutora do último veículo sofreu ferimentos e não conseguiu sair pelos próprios meios, sendo necessária a intervenção dos meios de socorro.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Acabou retirada do interior da viatura por elementos dos Bombeiros de Amares e por agentes da equipa de intervenção rápida da PSP de Braga, que estavam no local, assim como uma patrulha de dois elementos da divisão de trânsito.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros.

Continuar a ler

Populares