Seguir o O MINHO

Região

PNPG: Vem aí (mais) neve a partir de quinta-feira

Meteorologia

em

Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A descida da temperatura mínima a partir de quarta-feira, na região do Minho, poderá provocar queda de neve em vários picos da região, conforme previsões de sites de meteorologia.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê uma baixa das temperaturas mínimas a partir do meio da próxima semana, com os termómetros a descerem aos 2 graus em algumas localidades, como é o caso de Vieira do Minho, no distrito de Braga.

Nas regiões montanhosas do Parque Nacional Peneda Gerês, as temperaturas mínimas podem atingir valores negativos já na madrugada de quinta para sexta-feira, sendo esperada queda de neve em Castro Laboreiro (Melgaço), nas serras do Soajo (Arcos de Valdevez), e um pouco por todo o maciço do Gerês até Pitões das Júnias, já no distrito de Vila Real.

De acordo com a publicação Meteo Trás os Montes, esta descida de temperatura deve-se a uma “entrada polar” que poderá trazer acumulação de neve até 50 centímetros na zona do Gerês (mais do que na Serra da Estrela), embora ainda careça de confirmação oficial. A publicação vai mais longe e aponta que poderá cair neve em zonas mais urbanas do distrito de Trás os Montes, como Bragança e Vila Real.

Na passada sexta-feira, alguns destes locais já mencionados acordaram com o topo de algumas montanhas pintado de branco. Foi a primeira neve de 2019 no Minho.

Populares