Previsão do IPMA para o Minho durante o período de Natal

Sol e frio
“Onde o Sol reina”, fotografía premiada no concurso municipal de Barcelos. Foto: Wilson Mário

Céu geralmente limpo, vento por vezes forte no litoral e nas montanhas e temperatura abaixo de zero no interior, mas sem sinais de chuva ou instabilidade meteorológica. É esta a previsão especial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a região do Minho, e para todo Portugal continental, durante o período de Natal.

Em comunicado, aquele instituto refere que entre os dias 21 e 26 de dezembro, o estado do tempo vai ser influenciado por um anticiclone, sobretudo a partir do dia 24, prevendo-se “dias de céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade, em especial na região Norte”.

Segundo o IPMA, o vento será “fraco a moderado de norte, soprando temporariamente forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas domingo, dia 22, e segunda-feira, dia 23, rodando gradualmente para nordeste a partir de segunda-feira”.

O instituto alerta ainda para as noites frias, “com temperatura mínima acima de 5 °C apenas na faixa costeira”.

“Há condições para formação de gelo e geada em todo o território na madrugada de sábado, dia 21, em especial no interior Norte e Centro onde a temperatura mínima deverá ficar abaixo de 0 °C, prevendo-se uma pequena subida gradual da temperatura para as noites seguintes.

Segundo o IPMA, a temperatura máxima no sábado deverá registar valores inferiores a 10 °C no interior Norte e Centro, com tendência para uma ligeira subida nos dias seguintes, mas mantendo-se o desconforto térmico no domingo e segunda-feira devido ao efeito do vento mais intenso”.

“Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial nos vales dos rios do Norte e Centro”, aponta ainda a previsão.

O IPMA alerta ainda para a segurança rodoviária, “em particular durante a noite e manhã, que poderá ser localmente afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.

Na costa as ondas serão de noroeste com altura significativa de 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir da tarde de domingo, e diminuindo novamente a partir do fim da tarde de segunda-feira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x